V Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher em Búzios reúne autoridades estaduais e municipais

O V Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher realizado nesta quarta-feira (24), no Hotel Atlântico Búzios pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Mulher reuniu autoridades estaduais e municipais, entre elas, a secretária Estadual da Mulher, Heloisa Aguiar.

A anfitriã e secretária da Mulher de Búzios, Daniele Guimarães, abriu o evento compartilhando o acolhimento que o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), oferece às mulheres vítimas de violência domesticas do município: “É uma alegria enorme estar aqui, hoje, neste momento que estamos vivenciando. É um trabalho árduo, são mais de 400 mulheres que são assistidas pela nossa Pasta. Tenho certeza que essa troca de conhecimento fortalecerá ainda mais a elaboração de políticas públicas de prevenção, proteção e enfrentamento à violência contra às mulheres”.

Na ocasião, a secretária Estadual da Mulher, Heloísa Aguiar, disse: “Nós saímos daqui com uma agenda bem cheia, cheia de trabalho, de propostas, de provocações, mas de provocações pertinentes e concretas para que possamos cada vez mais fortalecer a rede de proteção à mulher, não só dessa região, mas de todo nosso Estado. Tenho certeza que daqui sairão propostas concretas e objetivas, que nós enquanto Secretaria Estadual, iremos fazer a ponte com o Governo Federal, para que tenhamos resultados mais rápido possível para nossas mulheres. Não podemos mais ter nenhuma mulher sofrendo violações dos seus direitos, dos crimes de assédio, enfim, qualquer violação do direito da mulher, que é a nossa prioridade. Quero agradecer e reafirmar o nosso compromisso do governador Claúdio Castro com a política pública para a mulher em todo Estado do Rio de Janeiro”.

O Fórum teve como objetivo a elaboração de políticas públicas de prevenção, proteção e enfrentamento à violência contra a mulher de forma regionalizada, com intuito a atender as demandas de cada município além de fortalecer a rede por meio da participação integrada deles.

Público-Alvo: Gestoras dos Organismos de Políticas para Mulheres e afins; gestoras de CEAM/CRAM/CIAM; equipes técnicas do CEAM; Representantes de Patrulha Maria da Penha.

O evento será realizado a cada dois meses, e de forma itinerante entre os municípios participantes, sendo eles: Búzios, Rio das Ostras, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Itaperuna, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco do Itabapoana e São Pedro da Aldeia.