Prefeitura realiza evento em comemoração pelo Dia Internacional da Síndrome de Down

No dia 21 de março foi comemorado o Dia Internacional da Conscientização da Síndrome de Down. Uma data que representa a defesa dos direitos, da inclusão e do bem-estar dessas pessoas. Pensando nisso, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Faetec Búzios e o chefe Reginaldo Gonçalves, promoveu nesta quinta-feira (23), o Masterchef Down, evento gastronômico voltado a dar autonomia na cozinha para que essas pessoas pudessem viver a experiência de participar de todos os processos da confecção de lasanhas e sucos. O evento foi realizado na cozinha da Faetec Búzios, onde, além dos participantes do Masterchef Down, familiares e amigos puderam aproveitar para provar as lasanhas e sucos produzidos por eles.

De acordo com o Secretário da Pessoa Com Deficiência, Aurélio Barros, o Masterchef Down foi pensado com o objetivo de divulgar informações e dar visibilidade à causa, além de promover a interação entre as famílias das pessoas com síndrome de down.

O chefe Reginaldo, mais conhecido como Regi, explicou que o intuito foi dar liberdade aos participantes “eu resolvi criar uma dinâmica na qual eles vão produzir a própria massa de lasanha, hoje a proposta é essa: dar liberdade a eles”, disse Regi.

O pai do participante Leandro Teixeira, agradeceu a oportunidade de participar do evento e se disse muito contente em participar junto com seu filho. Já André Souza, disse que o evento contou com muita massa, muito recheio e muito amor por eles.

A data escolhida para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down faz referência à falha genética no par 21 de cromossomos que no caso das pessoas com a síndrome, aparece com três exemplares – conhecida como trissomia –, por isso 21/03.

De acordo com dados do Governo Federal, foram notificados 1.978 casos de Síndrome de Down de 2020 a 2021 e a prevalência geral da doença no Brasil, neste período, foi 4,16 por 10 mil nascidos vivos. Em relação às regiões com maiores prevalências, destacam-se o Sul, (5,48 por 10 mil) e o Sudeste (5,03 por 10 mil). Este número pode ser ainda maior, tendo em vista que o diagnóstico ao nascimento e sua consequente notificação no Sinasc, pode ser uma tarefa desafiadora.

A Síndrome de Down pode ser detectada no nascimento e passível de intervenção e prevenção por intermédio do SUS e integra uma lista de anomalias congênitas consideradas prioritárias para a vigilância ao nascimento no Brasil.