Finalização da 5ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente aconteceu nesta quinta-feira, 23 de março

A conferência foi uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, com apoio da Coordenadoria da Criança e do Adolescente.

A conferência acontece a cada quatro anos, em etapas municipais, estaduais e nacionais. Búzios iniciou a etapa municipal no dia 17 de novembro de 2022 e finalizou nesta quinta-feira (23). Durante a programação, foi realizada a leitura e aprovação das propostas que foram sugeridas por crianças e adolescentes do município durante as pré-conferências. Esta foi a primeira vez que crianças e adolescentes tiveram protagonismo em relação à conferência, uma vez que todas as propostas foram construídas por eles.

Estiveram presentes, a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Joice Costa e o Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Ramalho.

De acordo com a Secretária Joice Costa, esta é mais uma ação importantíssima da pasta comandada por ela “a 5ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente é um importante espaço de discussões para fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil para uma maior efetividade na formulação, execução e controle da política para a criança e ao adolescente”, destacou.

O Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Ramalho, comentou a importância desta conferência “A Secretaria participou da 5ª Conferência pois entende e acredita  que a educação é o equipamento primordial na proteção da criança e do adolescente, pois além da educação formal, ela permeia a formação integral do cidadão, desenvolvendo todas as suas habilidades e competências. A conferência é um espaço muito importante onde se discute e debate políticas públicas em prol das crianças e adolescentes do município, disse.