A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Coordenadoria de Trânsito e Transportes (CTT), após várias denúncias e flagrantes sobre veículos que utilizam a ciclovia para desviar do quebra-molas na RJ-102, no bairro Marinas, implementou uma barra de ferro com sinalização no acostamento. A medida foi tomada emergencialmente como teste para ver se amenizava a prática ilegal dos motoristas.
Diante da não aceitação da população, a barra de ferro com sinalização foi removida nesta quinta-feira (06). A Guarda Civil Municipal realizará uma fiscalização mais direcionada para o local com a viatura que faz a ronda diária nos colégios municipais, no setor da Rasa, a fim de assegurar a segurança de pedestres, ciclistas e alunos do colégio nas proximidades.
A rodovia RJ-102 é de responsabilidade do Estado. O município não pode realizar nenhuma ação ou monitorar os veículos por meio de câmeras para identificar os motoristas, aplicar multas ou autuá-los pela prática ilegal.
O município entrou em contato com o Estado para estudar uma solução a fim de coibir o comportamento irregular dos motoristas que utilizam a ciclovia para desviar do quebra-molas e da retenção gerada pelo tráfego intenso no local, além de comprometer a segurança de pedestres, ciclistas e alunos do colégio nas proximidades.