Prefeitura de Búzios reforçou ações de incentivo ao aleitamento materno no Agosto Dourado

A conscientização já é realizada durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde e reforçada no mês da campanha nacional

No “Agosto Dourado”, mês que visa conscientizar sobre a importância do aleitamento materno, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou, com palestras e atividades pontuais, o trabalho, que já é desenvolvido ao longo do ano, junto às mães nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP).

“O trabalho de conscientização já desenvolvido cotidianamente na rede municipal de saúde por médicos, enfermeiros e assistentes sociais. Mas neste mês realizamos muitas atividades nas UBSs, aproveitando a campanha, para que mais mulheres compreendam a importância da amamentação, em especial nos primeiros seis meses de vida da criança”, informa a coordenadora da Atenção Primária, Patrícia Paixão.

O aleitamento materno aumenta as taxas de amamentação no mundo e pode salvar a vida de centenas de milhares de crianças. Com o tema “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”, a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de até 2025 aumentar em 50% a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida.

Padrão ouro
O
Agosto Dourado foi estipulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, que auxilia no desenvolvimento de diversos sistemas da criança: imunológico, neurológico e metabólico. Para as mães, os benefícios são muitos: entre eles, melhor recuperação do parto e menos risco de câncer de mama.