No Dia Nacional da Imunização

Em Búzios há três campanhas ativas, gripe, sarampo e Covid-19

Nesta quinta-feira (9), é comemorado o Dia Nacional da Imunização. A data chama a atenção para a importância da vacina, que faz o nosso organismos desenvolver anticorpos e combater doenças. Criada há mais de 200 anos, o imunizante deixa o nosso corpo protegido de vírus e bactérias. O Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza gratuitamente 18 vacinas. Em Búzios, há três campanhas de imunização ativas: gripe, sarampo e Covid-19.

É através da vacina que o organismo fica protegido. Uma das vacinas disponíveis na rede de saúde do balneário é a da gripe. A doença é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Através da vacina é possível combater a doença, que pode ser fatal. A prevenção é o melhor remédio e a campanha no município foi prorrogada até dia 24 de junho. A aplicação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

O município também está aplicando a vacina contra o sarampo. A doença infecciosa grave, é causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Essa vacina é para ampliar o número de vacinados e voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Com o aumento dos casos, a imunização é extremamente necessária.

A terceira campanha de imunização ofertada pela rede de saúde é contra a Covid-19, uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. A repescagem da vacina para crianças, adolescentes e idosos ocorreu na terça (7) e quarta-feira (8), e em breve um novo calendário será divulgado.

“A Secretaria de Saúde agradece o empenho de cada Profissional das Unidades Básicas de Saúde que realizam a vacinação no Município aumentando o número de imunizados”, agradeceu o secretário Leônidas Heringer.