Guarda Municipal Ambiental de Búzios resgata uma jiboia no quintal de uma residência na Ferradura

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal Ambiental capturou nesta quarta-feira (27) uma jiboia (Boidae) no quintal de uma residência na Ferradura. O animal estava em uma árvore robusta e tinha mais ou menos 2,5 metros e 7,5 kg.

Através de uma denúncia recebida pelo 153 da Guarda Municipal, os agentes da GMA, Ivonei e Alexandre foram ao local, realizando com êxito o resgate da serpente. Era um réptil adulto em um estado de saúde pleno, por isso não necessitou de levar para o veterinário. O animal foi examinado por um biólogo para ver se tinha algum parasita e logo em seguida foi liberado para a natureza.

A jiboia é uma serpente que pertence à família Boidae, na qual estão as maiores espécies de serpentes não peçonhentas. Ela pode ser encontrada em quase todos os biomas brasileiros. Elas são animais noturnos que apresentam hábitos terrestres e semiarborícolas

Diferentemente do que muitos pensam, a jiboia não é um animal que apresenta presas capazes de inocular veneno. A morte da caça dessa serpente acontece devido à compressão do corpo da vítima e à sua consequente morte por asfixia.

Devido à incapacidade de inoculação de veneno e sua característica dócil, essa serpente é frequentemente comercializada como animal de estimação. Vale destacar, no entanto, que esses animais só podem ser vendidos por locais registrados e autorizados pelo Ibama. A compra de animais silvestres sem a devida autorização é considerada crime.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso