Nesta quarta (09) e quinta-feira (10), dez escolas da rede municipal de ensino localizadas no território quilombola de Búzios participam de um importante encontro com a equipe do Cecampe Sudeste/FNDE, voltado à assistência técnica sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Quilombola).
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a formação de gestores e comunidades escolares de unidades educacionais diferenciadas — como escolas quilombolas, indígenas e de assentamento — com orientações sobre o uso qualificado da verba suplementar destinada ao programa. O foco é garantir uma aplicação eficiente dos recursos, respeitando as especificidades de cada território e promovendo uma educação de qualidade social e etnicamente referenciada.
Durante os encontros, os participantes terão acesso a uma formação especializada que utiliza materiais diversificados, pensados para atender às necessidades das comunidades atendidas por essas escolas. A proposta é promover a utilização exitosa do PDDE Quilombola como instrumento de apoio à autonomia das unidades escolares, ao fortalecimento da gestão educacional e à valorização da cultura local.
Participam da ação as seguintes unidades da rede municipal de ensino: C.E.M. Maria Amélia de Souza; C.E.Mz. Professora Maria Rita Coelho Novellino; C.E.M. Marly Quintanilha da Silva; C.M. Nair da Conceição Gonçalves Pereira; Creche Escola Municipal Antônio Carlos Pereira da Cunha – Toninho Branco; Escola Municipal Quilombola Eva Maria da Conceição Oliveira; Escola Municipal João José de Carvalho; Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman; Escola Municipal Manoel Antônio da Costa; Escola Municipal Professora Ciléa Maria Barreto e o INEFI.
A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Educação, reforça seu compromisso com a equidade, a valorização da identidade cultural quilombola e o fortalecimento de políticas públicas que promovam uma educação mais inclusiva, contextualizada e transformadora.


