Equipe da Secretaria do Ambiente e Urbanismo resgata tartaruga-marinha debilitada na Praia da Ferradura

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, realizou nesta quarta-feira (12), o resgate de uma tartaruga-marinha extremamente debilitada no canto direito da Praia da Ferradura.

De acordo com o quadro, o engenheiro da Secretaria, Bernardo Corty, que realizou a remoção, relatou tratar-se da ingestão de resíduos sólidos (lixo), os quais geram inadequação do fluxo digestivo do animal, ocasionando inanição e severo emagrecimento. A partir desse estágio, a tartaruga perde forças para mergulhar ao fundo e se alimentar.

O animal foi retirado da água cuidadosamente e mantido na sombra, com toalha úmida recobrindo a carapaça. A toalha foi mantida umedecida com água do mar, até a chegada da equipe CTA, que destinou a tartaruga para cuidados mais específicos, como lavagem estomacal e aplicação de soro.

Mesmo com as campanhas já realizadas pela Secretaria do Ambiente e Urbanismo alertando para os impactos negativos do lixo no mar, animais marinhos do município continuam sendo impactados por esse malefício. A Prefeitura de Búzios realiza novo apelo para que seja evitado o despejo de resíduos sólidos em praias e suas proximidades, utilizando-se as lixeiras distribuídas pela Secretaria do Ambiente e Urbanismo na cidade, durante o ano de 2022.