A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Clima e Sustentabilidade realizou neste sábado (04), o Circuito Urbano 2025 entre as praias do Forno e Azeda, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da sustentabilidade ambiental e urbanística. A ação integra a linha de Ação Climática e Meio Ambiente Urbano do programa Ciclo Urbano 2025, com o tema “Sustentabilidade Ambiental e Urbanística Búzios 2030”.
A iniciativa também marcou a continuidade da agenda de Búzios junto ao ONU-Habitat. Em 2024, o município foi premiado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 6 – Água Potável e Saneamento – e 14 – Vida na Água – dentro do Desafio dos ODS, reconhecimento internacional que destaca boas práticas ambientais.
Durante o evento, os participantes caminharam por um trajeto de 3,5 km, conectando as duas praias que possuem o selo internacional Bandeira Azul. Ao final do percurso, cada pessoa recebeu uma muda de árvore, que foi plantada em uma cova previamente preparada pela Coordenadoria de Parques e Jardins do município, simbolizando o compromisso com a preservação e o reflorestamento urbano. O plantio das mudas foi realizado em duas etapas — na Praia do Forno e na Praia Azeda — totalizando 20 exemplares de espécies variadas da Mata Atlântica, entre elas pitangueiras, gabirobas, araçás-da-praia e paus-brasil.
Na praia da Azeda, o secretário do Clima e Sustentabilidade, Evanildo Nascimento, hasteou a bandeira da ODS, reforçando o engajamento de Búzios nas pautas ambientais globais. “Nosso objetivo é manter Búzios como referência em políticas públicas voltadas ao clima e à sustentabilidade. Essa caminhada é simbólica e prática, porque envolve a comunidade e o território”, afirmou o secretário.
Com a presença de moradores, turistas e representantes da sociedade civil, o Circuito Urbano 2025 reforçou a importância da participação coletiva na construção de uma cidade mais resiliente, verde e alinhada aos compromissos globais assumidos por Búzios até 2030. O evento também contou com a participação do secretário de Turismo, Thomas Weber, e de representantes das secretarias do Ambiente e Licenciamento, Ordem Pública e Segurança Pública (Guarda-vidas).
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.