Búzios realiza ‘2º Workshop de Saúde Mental nos Dias Atuais’ para profissionais da rede municipal

Objetivo do evento é de educar, conscientizar e defender a saúde mental contra o estigma social

Com o objetivo de educar, conscientizar e defender a saúde mental contra o estigma social a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (28) no Cineteatro Rasa, bairro Rasa, o ‘2º Workshop de Saúde Mental nos Dias Atuais’. O evento é direcionado a profissionais de saúde da rede de atenção primária de Búzios, mas terá uma segunda edição, ainda este ano, com foco nos profissionais de saúde do Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP).

“Muito importante a participação destes profissionais que atendem nas portas de entrada da saúde pública, que sãos as Unidades Básicas de Saúde, as clinicas da família e também o atendimento domiciliar”, explica a coordenadora de Saúde Mental do município, Ana Célia Lahud.

Participaram também os médicos psiquiatras do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Glauber e Marcos Coelho, além do supervisor clínico da rede de atenção psicossocial de Búzios, Eduardo Gomes, que é o primeiro supervisor clínico da baixada litorânea.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada para o primeiro acolhimento, diagnóstico, acompanhamento de pessoas em sofrimento psíquico, na unidade ou o encaminhamento a um atendimento na policlínica ou CAPS. No município, os serviços de saúde mental incluem, além do CAPS, o Ambulatório de Saúde Mental, equipe especializada no hospital municipal, e as da Estratégia de Saúde da Família nas UBSs e Clínicas da Família.

As estatísticas apontam que, no primeiro ano da pandemia de COVID-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%, de acordo com um resumo científico divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive entre crianças e adolescentes, que durante podem contar com o sistema municipal de saúde.