Considerado um dos maiores setores econômicos do mundo, o turismo vem assumindo importância vital para a economia de muitos países, estados e cidades. Em Búzios, o setor é responsável pela geração de empregos, crescimento e desenvolvimento econômico da cidade.
Nesta segunda-feira (27), “Dia Nacional do Turismo”, a cidade que atrai milhares de turistas nacionais e internacionais, demonstrou que já deu início gradativo da retomada do setor turístico, realizando seguindo todos os protocolos de combate à COVID-19, neste final de semana (24,25 e 26), dois importantes eventos que fazem parte do calendário anual do balneário buziano: o Festival da Sardinha e o Circuito das Artes.
A Secretaria de Turismo em conjunto com a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico estão se organizando e preparando uma recepção diferenciada para receber os turistas. No mês de outubro a cidade realizará o Degusta Búzios 2021, um festival que mostra a diversidade da gastronomia local até os renomados chefes internacionais. Mais de 80 bares e restaurantes já confirmaram presença, atraindo milhares de pessoas nas últimas três semanas de outubro.
A cidade é reconhecida internacionalmente como um dos destinos mais promissores para 2021. A Prefeitura de Búzios já se prepara para a abertura do verão 2022, o Natal Iluminado e a queima de fogos para comemorar o Réveillon em grande estilo.
Sendo um setor que registra elevados índices de crescimento, o turismo não só apresenta benefícios econômicos, como assume importância fundamental na promoção da cultura, língua e costumes de um povo ou população.
Búzios oferece pousadas, chalés, hotéis, passeios de barcos, bugres, água-táxi, trilhas ecológicas, asas deltas, mergulhos, esportes náuticos, entre outros. Mais de 20 praias divididas entre norte, sul e Leste da península, cada uma com suas curiosidades e particularidades:
– Para quem gosta de pegar ondas e curtir uma badalação: Geribá;
– As praias Rasa e Manguinhos são para os velejadores e as praias são conhecidas por bons ventos.
– As águas calmas das praias de Ferradura, Azeda, Tartaruga e João Fernandes já são indicadas para famílias.
– A tranquilidade já são características das praias do Forno, Azedinha, João Gonçalves.
– Para os naturistas, a praia Olho de Boi.
Na década de 60 a famosa Rua das Pedras era apenas uma passagem de terra batida que ia a caminho do mar. Existiam cerca de dez casa de pescadores nativos da cidade com pitangueiras plantadas nos quintais. Hoje a Rua das Pedras é um dos principais motivos para o turista visitar Búzios, além de muitos restaurantes, a rua também é conhecida por ser um shopping em local aberto.