Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Turismo
  • Búzios marca presença em evento de inovação e políticas públicas para o setor turístico na Embratur
IMG_7425

Búzios marca presença em evento de inovação e políticas públicas para o setor turístico na Embratur

A Prefeitura de Búzios, por meio das Secretarias de Turismo e da Mulher, marcou presença, nesta terça-feira (10), em um importante evento realizado no Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. O encontro, promovido pela Embratur, em parceria com o Núcleo de Projetos da FTH, o Laboratório de Políticas, Governança e Turismo e o Observatório do Turismo de Niterói, teve como tema central a inovação como motor do desenvolvimento turístico no Brasil.

Representando o município, o secretário de Turismo de Búzios, Thomas Weber, participou das conversações ao lado de autoridades, pesquisadores e gestores públicos de diversas regiões. O evento reuniu lideranças com o objetivo de apresentar projetos que unem pesquisa acadêmica, criatividade e tecnologia, com foco na construção de um turismo mais inteligente, sustentável e conectado às necessidades contemporâneas.

Um dos destaques do encontro foi a fala do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que ressaltou a mudança no perfil das atividades econômicas que geram emprego no país.

“Antes, o sonho de muitos jovens era trabalhar em bancos. Hoje, os aplicativos bancários assumiram esse papel, e os empregos mudaram de lugar. A atividade econômica que mais gera empregos no Brasil atual é o turismo. Por isso, é fundamental colocarmos o turismo em um lugar de relevância política. Essa é uma responsabilidade que agora também pertence à sociedade civil”, afirmou Freixo.

Em sua participação, o secretário Thomas Weber reforçou o papel estratégico do turismo em Búzios e defendeu o fortalecimento da relação entre a gestão pública e a produção acadêmica:

“Búzios é um destino internacionalmente reconhecido, com uma história rica e um enorme potencial para o futuro. Para avançarmos, é essencial investir em inteligência turística, conectividade e inovação. Aproximar a universidade do setor público é garantir que a transformação chegue à ponta, de forma prática e eficiente. O turismo não é mais um coadjuvante — é protagonista no desenvolvimento econômico, social e cultural do país.”

O evento contou ainda com a presença do diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, e foi encerrado com o sorteio de ingressos para importantes atrações do Rio de Janeiro, como o BioParque, o AquaRio e a Roda-Gigante Rio Star.

A participação da Secretaria de Turismo de Búzios reafirma o compromisso do município com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à inovação, sustentabilidade e fortalecimento do turismo como vetor econômico e social para toda a Região dos Lagos.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Búzios realiza formatura do Projeto Caravana + Qualifica Rio no bairro Rasa
Secretaria da Mulher de Búzios é destaque regional em visita técnica de Iguaba Grande e Arraial do Cabo
Balcão de Empregos de Búzios divulga novas vagas no setor de serviços
Operação Ande Legal reforça fiscalização contra transporte irregular no centro de Búzios
Conselho Municipal do Idoso de Búzios realiza primeira reunião do ano e define diretrizes para 2026
Feriado de São Sebastião impulsiona ocupação hoteleira em Búzios neste fim de semana prolongado

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso