Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
WhatsApp Image 2021-11-11 at 16.55.53

Búzios é o primeiro município do estado a adotar o uso da Cannabis medicinal

Búzios é o primeiro município do estado a adotar o uso da Cannabis medicinal

Na sessão desta terça-feira (23) da Câmara Municipal de Búzios foi aprovado por unanimidade em pedido de urgência o Projeto de Lei de autoria do vereador Aurélio Barros (PATRI)que garante o uso e a distribuição de Cannabis Medicinal no município.

Dentre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, Búzios é a primeira cidade a regulamentar, na rede pública de saúde, o uso da Cannabis Medicinal para tratamentos de autismo, epilepsia refratária e dor crônica que não respondem aos tratamentos convencionais..
De acordo com o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, desde o início do ano já estava sendo discutido com a equipe técnica da saúde, o uso do medicamento.

“Fizemos a Conferência Municipal de Saúde cujo o tema central foi Saúde Mental, e uma das mesas temáticas, foi o uso da Cannabis Medicinal para o tratamento de crianças e adolescentes autistas e Epilepsia Refratária. onde foi apresentado os estudos e avanços com a utilização do Canabidiol nessa clientela. O Projeto de Lei liberando a compra do medicamento pela Secretaria Municipal de Saúde, para distribuição a pacientes que sejam elegíveis ao tratamento é um grande passo que está sendo dado.
O remédio a base de Cannabis já está sendo incluído na Relação de Medicamentos Municipal (REMUME) Temos atualmente, dois médicos especialistas prescritores do medicamento.
Estamos planejando para Fevereiro de 2022, o Fórum Municipal de Cannabis Medicinal de Armação dos Búzios, onde estaremos apresentando os resultados do trabalho que estamos realizando a nossa população.

Para finalizar diz o Secretário Leônidas, esse programa vai nos permitir atender a 380 crianças portadoras do espectro autista e também 60 crianças com Epilepsia Refratária, que não respondem aos tratamentos convencionais, além de iniciarmos o atendimento às pessoas portadores de dor crônica, Dores Oncológicos e Neuropatias.

Para o prefeito Alexandre Martins os resultados na área da medicina são positivos, principalmente para os autistas. Ser a primeira cidade do estado, mostra que a saúde é prioridade da sua administração.

“É um avanço muito importante para a ciência, por isso decidi autorizar o uso da Cannabis Medicinal, no município. Tenho visto relatos sobre o medicamento e em todas as doenças que ele atuar positivamente, entendo que irá proporcionar um grande conforto para os doentes e familiares”, enfatizou Alexandre.

Notícias Relacionadas

Búzios ganha dois carros adaptados para fortalecer programas destinados a pessoas com deficiência
Búzios recebe edição Downwind do Challenge Búzios Va’a no dia 14 de dezembro
Búzios celebra formatura do Centro de Idiomas com mais de 150 certificados entregues
Conselho de Políticas Culturais de Búzios realiza primeira reunião ordinária e elege mesa diretora
Escola de Música Tom Jobim celebra talentos com dois dias de recital aberto ao público em Búzios
Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé realiza capacitação para equipe Multi Hospitalar sobre politraumatismo

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso