A UBS é a porta de entrada para pessoas que precisam tratar da saúde mental

O mês de janeiro também é dedicado a campanha de conscientização para os sinais de sofrimento mental, e a Secretaria Municipal da Saúde de Búzios orienta que os munícipes procurem essas unidades para o primeiro passo no tratamento

A saúde mental está na pauta que abre o ano no país, o ‘Janeiro Branco’. E a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça que a porta de entrada para o atendimento de quem está em sofrimento mental também é a Unidade Básica de Saúde (UBS). Na UBS do bairro onde reside, o munícipe tem o primeiro acolhimento diagnóstico, acompanhamento na unidade ou o encaminhamento a um atendimento com psicólogo ou ao Centro de Atenção Psicossocial da rede municipal, o CAPS.

Mas mesmo quando o paciente precisa ser encaminhado para tratamento em outros equipamentos ou programas do município, permanece recebendo atenção da UBS do bairro onde reside, por meio das visitas domiciliares e outras estratégias da atenção primária.

No primeiro ano da pandemia de COVID-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%, de acordo com um resumo científico divulgado Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, entre crianças e adolescentes.

Unidades de saúde de Búzios

• Clínica da Família Olavo da Costa (Vila Verde)

• Unidade Básica de Saúde Arpoador (Arpoador/Cruzeiro)

• Unidade Básica de Saúde Custodio Alves G.A. de Oliveira (Capão)

• Unidade Básica de Saúde Haroldo Francisco Ceravolo (Brava) –

• Unidade Básica de Saúde Antonio Elesbão dos Santos (Rasa)

• UBS Lilson M de Souza (Cem Braça),

• UBS de José Gonçalves (José Gonçalves)

• UBS Benildo Motta (São José)

• UBS Deodorina Leite de Azevedo (Geribá)

• UBS Dr. Paulo Acherman (Ferradura)

• UBS Maria Rosa da Conceição Santiago (Baía Formosa)

Horários

Com exceção da UBS Olavo da Costa, Antonio Elesbão dos Santos, e a Lilson M de Souza, em que o horário de atendimento é das 8h às 18h, as demais unidades funcionam das 8h as 17h.