Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Saneamento e Drenagem
  • Búzios recebe três novas bombas hidráulicas para ajudar a prevenção de alagamentos em Manguinhos e Cem Braças
WhatsApp Image 2025-07-01 at 13.19.00

Búzios recebe três novas bombas hidráulicas para ajudar a prevenção de alagamentos em Manguinhos e Cem Braças

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Saneamento e Drenagem, recebeu nesta segunda-feira (30), três novas bombas hidráulicas que foram adquiridas através de processo licitatório. A implantação, neste momento, será para captação de águas pluviais, como parte do conjunto de ações de prevenção a alagamentos nos bairros de Manguinhos e Cem Braças.

A medida integra o plano municipal de infraestrutura urbana e foi viabilizada por meio de processo licitatório que prevê, ao todo, a aquisição de dez bombas para drenagem. As bombas recebidas nesta etapa serão instaladas em pontos estratégicos próximos ao Departamento de Polícia Ostensiva (DPO) de Manguinhos e à Elevatória de Cem Braças.

O objetivo é garantir maior eficiência no escoamento das águas da chuva, principalmente durante os períodos de maior intensidade pluviométrica. Além da instalação dos novos equipamentos, a Prefeitura está executando no bairro de Cem Braças uma rede separativa de drenagem, sistema que distingue a água das chuvas do esgoto sanitário, permitindo que ambos sigam por canais distintos.

A separação evita sobrecargas no sistema, reduz o risco de alagamentos e contribui para a preservação ambiental da região. O Secretário de Saneamento e Drenagem, Aziel Vieira, destacou durante a visita técnica ao local: “Estamos avançando na estrutura de prevenção para que, em ocasiões emergenciais, os moradores não sofram com inundações. Essa é uma obra de preparo, planejamento e responsabilidade com a população”, concluiu.

A aquisição das primeiras três bombas representa um passo importante do cronograma. Caso a demanda se amplie, a Prefeitura já prevê a compra de novos equipamentos conforme a necessidade operacional. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança hídrica, a infraestrutura urbana e a qualidade de vida dos moradores, especialmente em áreas historicamente mais vulneráveis às chuvas intensas.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Búzios realiza mutirão de limpeza na Rua Praia de João Fernandes
Prefeitura de Búzios age rapidamente após forte chuva desta terça-feira
Castramóvel inicia protocolo CED na Rasa para fortalecer o controle populacional de animais de rua em Búzios
Prefeitura de Búzios forma cerca de 40 alunos no Curso de Língua Brasileira de Sinais.
Enel Rio e Prefeitura de Búzios realizam mutirão de poda na Orla Bardot e vias turísticas
Rua Praia de João Fernandes será interditada para mutirão de limpeza nesta quarta-feira

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso