Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Creches Municipais celebram cultura e conhecimento com o Projeto “Rede em Rede: Povos Originários”

A Prefeitura de Búzios, através de suas creches municipais, tem sido protagonista de um importante movimento de valorização das culturas locais com o projeto Rede em Rede, iniciado em 2022. O projeto busca resgatar, reconhecer e integrar as ricas tradições Quilombola, Caiçara e Indígena, proporcionando às crianças uma educação que vai além da sala de aula, conectando-as à sua história e à diversidade cultural que forma a essência da nossa região.

Com foco na Educação Infantil, os professores regentes e de arte têm desenvolvido um trabalho primoroso ao longo dos últimos três anos, sob a coordenação da Gerente da Educação Infantil, Vírginia Lane e Coordenadora de Arte e Cultura, Regiane Reges. Esse esforço resultou em uma verdadeira rede de conhecimento, onde as crianças puderam vivenciar, explorar e compreender, de forma lúdica e interativa, os valores e tradições dessas culturas. Por meio de aulas de campo, experimentações artísticas e brincadeiras, o aprendizado se tornou mais significativo e transformador, enriquecendo o desenvolvimento social e emocional dos pequenos.

Ontem (17), o Espaço de Arte Zanine foi palco da culminância desse projeto com a exposição “Rede em Rede: Povos Originários”, que encerrou a trilogia cultural que explorou os povos Quilombola, Caiçara e Indígena. A exposição foi um reflexo do trabalho desenvolvido com as crianças ao longo desses anos, repleto de cores, arte e história, e demonstrou o quanto o aprendizado sobre a diversidade cultural pode ser envolvente e formador.

O Secretário de Educação, Rodrigo Ramalho, destacou a importância dessa iniciativa: “Investir na educação das nossas crianças é garantir um futuro melhor para todos. Com o projeto Rede em Rede, estamos mostrando a elas o valor das nossas raízes e formando cidadãos mais conscientes e respeitosos com as diferenças. É um trabalho que nos orgulha muito e que reflete o nosso compromisso com uma educação inclusiva e transformadora.”

As creches municipais têm mostrado, através desse projeto, que é possível transformar a educação, tornando-a um espaço não apenas de aprendizado acadêmico, mas de vivências ricas, que ampliam a visão de mundo das crianças e as conectam com suas raízes.

“Cada detalhe deste projeto representa um passo para a construção de uma sociedade mais consciente e inclusiva. Valorizar nossas tradições é fundamental para formar uma geração de crianças que reconhece a riqueza de suas próprias culturas,” comentou Vírginia Lane.