Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
IMG-20240314-WA0053

Prefeitura de Búzios celebra o Dia Municipal do Quilombola na Escola Eva Maria da Conceição Oliveira

A Prefeitura de Búzios, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou um evento em celebração pelo Dia Municipal do Quilombola, na Escola Municipal Quilombola Eva Maria da Conceição Oliveira, nesta quarta-feira (13). O Dia Municipal do Quilombola é comemorado em 16 de março, instituído no município pela Lei n⁰ 1021, de 10 de setembro de 2014. A escola leva o nome da moradora mais antiga e ilustre do Quilombo da Rasa, na entrada de Búzios, com 113 anos, 12 filhos, Dona Eva já perdeu as contas dos netos, bisnetos e tataranetos, mas sua importância vai muito além de matriarca de uma grande família, ela é uma parte viva da história do país. Atualmente, uma de suas tataranetas estuda na escola que tem o nome dela, a estudante Ana Beatriz Dias de Oliveira.

O terceiro ano do evento foi organizado pela Coordenação de Programas e Projetos, Débora Castells, e equipe da Educação Integral, em parceria com toda equipe de profissionais da Escola Municipal Quilombola Eva Maria da Conceição Oliveira.

O evento contou com a participação do Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Professor Rodrigo Ramalho, que destacou o trabalho feito pela secretaria, voltado para uma educação antirracista. O presidente do Quilombo da Baía Formosa, José Ricardo Bemquerer, ressaltou a importância do movimento, reiterando a valorização da cultura do povo negro e empoderamento cultural para que a história seja preservada.

A ação busca a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, discutindo uma educação quilombola como dever e direito de memória.

Os estudantes da rede apresentaram muita cultura, destacando a apresentação em libras, além de música, dança e arte para resgatar e manter viva a tradição e a história de um povo.

O objetivo é desenvolver nas unidades escolares atividades que despertem o sentimento de pertencimento dos estudantes ao espaço inserido, alinhando o currículo com a realidade da comunidade escolar.

Notícias Relacionadas

Empresa do ramo atacadista realizará processo seletivo em três dias na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios
Rua das Pedras recebe o 3º Búzios Old School Vintage a partir desta quinta-feira
Búzios receberá 20 navios de cruzeiro em dezembro e prevê impacto de quase R$ 30 milhões na economia local
Búzios forma novos guarda-vidas para reforçar a segurança nas praias em 2026
Prefeitura de Búzios divulga resultado preliminar das eleições para as Equipes Diretivas das escolas municipais
Prefeitura de Búzios realiza mutirão de limpeza na Rua Praia de João Fernandes

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso