Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Uncategorized
  • Prefeitura de Búzios realiza mais de 80 cirurgias de catarata no mês de setembro
Multirao-de-cirurgia-catarata-63

Prefeitura de Búzios realiza mais de 80 cirurgias de catarata no mês de setembro

Desde abril está zerada a fila de espera para cirurgias de catarata em Búzios, e só neste mês de setembro foram realizadas 86 cirurgias pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A cirurgia para catarata é o procedimento de maior demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo país.

Em Búzios havia uma imensa demanda reprimida, tanto de gestões passadas como também por causa da pandemia que impedia procedimentos de cirurgias eletivas. Com os mutirões realizados no primeiro semestre, o município regularizou o fluxo de atendimento, que, do momento do pedido pelo médico até a realização da cirurgia, tem o tempo estimado de 30 dias.

“Mesmo com a fila zerada o fluxo por cirurgias de catarata, assim como no restante do país, é grande. Qualquer descuido pode fazer que a demanda aumente novamente. O prefeito Alexandre Martins pede prioridade no fim das filas para cirurgias no município, e estamos zerando uma a uma. ”, afirma o secretário Leônidas Heringer.

A porta de entrada para a identificação da doença, assim como o caminho para a realização de cirurgias, são as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A catarata é a opacificação do cristalino, uma lente natural dentro dos olhos. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que entre 2010 e 2019 tenha triplicado o número de cegos no Brasil, saltando para mais de 1,5 milhão. Ainda de acordo com o CBO, a maior parte ocasionada pela catarata, aponta que na população adulta acima dos 75 anos, a doença tem uma prevalência de 73,3%; e 47,1% no grupo de 65 a 74 anos.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Desenvolvimento Social de Búzios participa de evento que celebra os 20 anos do SUAS no Rio de Janeiro
Prefeitura de Búzios decreta regime especial de trabalho nesta quarta-feira
Búzios sedia mais uma edição do Challenge Va’a – Downwind
Búzios se torna o único município do RJ com quatro praias certificadas com a Bandeira Azul para temporada 25/26
Coordenadoria LGBTQIAPN+ de Búzios entrega Plano de Ações 2026–2029 para subsidiar Plano Municipal de Assistência Social
Prefeitura de Búzios realiza formatura de mais de 130 mulheres na Casa da Mulher Buziana, na Rasa

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso