A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio da Coordenação da Educação Especial, CAAPE, diretores gerais e estudante com deficiência auditiva, visitou ontem, dia 19 de setembro, o Instituto Nacional do Surdo (INES), com o objetivo principal de conhecer a operacionalização da comunicação destas pessoas, que apresentam dificuldades linguísticas e culturais.
Através da visita técnica ao Instituto, observações de suas rotinas e interações com o meio, espaço e equipe, foram mapeadas, sendo o Instituto um riquíssimo laboratório para uma melhor e mais ampla compreensão dos profissionais da Educação de Armação dos Búzios que acolhem seus estudantes surdos ou deficientes auditivos.
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), é uma instituição federal de ensino que está completando 165 anos em setembro, no mesmo dia em que é comemorado o Dia Nacional do Surdo (26).
Ele atua na perspectiva da efetivação do direito à educação de crianças, jovens e adultos surdos, produzindo conhecimento e apoiando diretamente os sistemas de ensino para dar suporte às escolas brasileiras que devem oferecer educação de qualidade a esses cidadãos que demandam políticas de ensino que contemplem sua singularidade linguística.
Participaram do evento a equipe de inclusão da Secretaria de Educação, equipe multidisciplinar do Caape, intérpretes de Libras, professores de apoio e Sala de recursos, além de estudante com deficiência auditiva.