A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da coordenadoria de Defesa Civil, informa que as cercas de madeiras que foram colocadas para interditar os dois (02) acessos à lage no topo do Morro da Ferradura, foi removida por vândalos. No local existia uma casa, que foi demolida pelo Estado, após a criação do Parque Estadual Costa do Sol, porém ficou uma lage, que as pessoas estavam usando como Mirante.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Búzios, Flávio Salme, o acesso foi fechado por determinação do Ministério Público para evitar acidentes: “No local, já aconteceu diversos acidentes, é muito perigoso, tem buraco de piscina, além da laje não ter proteção. As pessoas vão de moto, de carro e existe risco de acidentes. Como arrancaram as cercas vamos fazer visitas periódicas, caso encontre algum carro de passeio, bugre, táxi, entre outros, vamos encaminhar para a Guarda aplicar multa, dependendo do caso, também será aberto um processo administrativo para caçar a licença do motorista”.
O fechamento do acesso à lage reforça o compromisso da Prefeitura de Búzios com a segurança pública. A medida preventiva da Defesa Civil visa proteger a população e evitar tragédias no Morro da Ferradura.