TTUR

Acesso Búzios

blank

NFS-e

blank

IPTU

blank

Protocolo

blank

Diário Oficial

blank

Transparência

Valão de Cem Braças: Um sonho de 28 anos da população, sendo realizado em um ano

O antigo valão de Cem Braças, está com os dias contados. Com mais de 730 m de comprimento e 90% das galerias assentadas, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Obras e Projetos, concluirá a primeira etapa das obras até final de novembro. Quase 200 mil litros por dia de esgotos foram retirados do local e direcionados para a estação de tratamento.

Onde antes era um canal sujo e que constantemente ficava obstruído com qualquer chuva forte no município, agora é possível visualizar um novo espaço e até mesmo cortar caminho a pé de Manguinhos para Cem Braças, além de acabar com os alagamentos nos bairros de Cem Braças, Capão, Tucuns e São José.

blank

Paralelo as obras das galerias assentadas, também estão sendo eliminados os esgotos de mais de 400 residências das ruas da estrada de Tucuns. Todo o esgoto das ruas Faustão Antunes, Olivia Neto, José Rodrigues, Garcia Rodrigues, Deocleciano, Vila São José, José Antunes e Guilhermina que iam para o Rancho Mutã, através do valão, foram direcionadas para o bambuzal, onde há uma elevatória direcionada para a Estação de Tratamento de São José. Quase 200 mil litros por dia de esgotos dessas 400 residências, foram eliminados do mar, sem contar mais 150 mil litros esgoto/dia de Geribá e Manguinhos, que também já foram direcionados para ETEs, com isso a praia de Manguinhos está mais limpa.

blank

O morador Kerlon Gabriel de 16 anos, disse que antes da obra era um fedor danado, agora com a obra está ficando muito bom: “Antes quando chovia alagava tudo e o fedor exalava, sem contar o esgoto. Já escutei de parentes meus que quando iam à praia de Manguinhos voltavam se coçando por causa do esgoto, imagina uma cidade turística com esgoto jorrando na praia. Acho que o prefeito teve uma ideia muito boa, pois acabou com o mal cheiro do valão, evitará os alagamentos e também retirou o esgoto da praia de Manguinhos. Com essa obra, essa melhoria que estão fazendo, hoje posso cortar caminho por aqui, senão teria que dar maior volta para chegar no bairro, imagina quando começar a próxima etapa. 

blank

O transeunte Artur Moura, que sempre passa na rua do antigo valão, disse que está melhorando e valorizando o lugar: “É importante que a Prefeitura cuide dos bairros e ajude os moradores. Fico feliz em ter tirado essa quantidade imensa de esgoto que sempre foi jogado no mar. Muito importante proteger o meio ambiente., além de valorizar tanto Cem Braças, quanto Búzios inteira.

blank

Após o término dessa primeira etapa, a segunda etapa da obra engloba duplicação da rua Casuarina, com estacionamento em ambos os lados, além de calçadão e ciclovia. Também terá praça com concha acústica, espaço gastronômico, área de exposição e comercial. A segunda etapa da urbanização unirá Cem Braças à área central do município e outros bairros. Parte dos recursos utilizados na execução das obras são do Fundo Municipal do Ambiente.

blank
blank
blank
blank

Cadastro realizado com sucesso

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso