Vacinação em Búzios completa 1 ano com vitórias e novos desafios

Nesta quinta-feira (27), faz um ano que a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu as primeiras doses da vacina contra Covid-19 no município. A ocasião foi registrada com muita euforia pela população.

Conforme previsto pelo Ministério da Saúde, as primeiras doses foram aplicadas nos grupos prioritários: trabalhadores da Saúde, pessoas idosas e população quilombola.

Após um ano da primeira dose do imunizante, a cidade se manteve à frente dos demais municípios da região, tendo um dos menores índices de letalidade por Covid-19, mesmo não aderindo ao fechamento da cidade. O Prefeito Alexandre Martins investiu na ampliação do Hospital de Campanha, estendeu os atendimentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS) e apostou nas ações de fiscalização sanitárias para conter a disseminação do vírus no município.

De acordo com o secretário de Saúde, Leonidas Heringer, em um ano, o município alcançou 93% do público alvo imunizado com as duas doses da vacina.

“Nosso grande desafio está na vacinação das crianças e na terceira dose para os adultos. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município têm vacina disponível para os moradores. Depois de um ano de muitas lutas, nossos leitos hospitalares para Covid-19 estão quase zerados. Apenas três leitos estão ocupados com Covid-19

Depois de um ano a campanha de vacinação continua avançando e nos dias atuais estamos vacinando crianças de 05 e 11 anos com comorbidades e deficientes permanentes, além da população em geral acima de 12 anos com vacinação livre para 1ª dose, 2ª dose, dose de reforço (D3) e 4ª dose para imunossuprimidos.