UBS de Cem Braças, em Búzios, atende mais de 6 mil pessoas após implantação do horário estendido

Ampliação da carga horária de atendimentos médicos faz parte do Programa Saúde na Hora, que está em funcionamento desde 2021, e já foi expandido para outras duas unidades do município

A Unidade Básica de Saúde Lilson M. de Souza, no bairro Cem Braças, em Búzios, trabalha com horário de atendimento médico estendido desde agosto de 2021, quando a Secretaria de Saúde aderiu ao Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde. Atualmente, o funcionamento é das 7h às 19h, duas horas a mais que antes da iniciativa. Desde então já foram atendidas 6.211 pessoas na unidade, sendo 4.004 a mais comparando com um ano anterior ao projeto, quando foram atendidas 2.207 pessoas. Como a iniciativa deu certo, outras duas unidades também foram contempladas: a UBS Antonio Elesbão dos Santos, bairro Rasa, e a Clínica da Família Olavo da Costa, Vila Verde, ambas já em funcionamento.

Só na UBS de Cem Braças os atendimentos individuais passaram de 660 para 1.439; os odontológicos foram de 151 para 316; procedimentos individuais passaram de 436 para 2.413; e as visitas domiciliares 960 para 2.043. Com atendimentos de segunda-feira a sexta-feira, divididos em 3 turnos; manhã, tarde e noite, cada um dos postos disponibiliza 8 vagas e mais duas extras para emergências. Para realização deste atendimento são precisas duas equipes médicas realizando um revezamento para o atendimento.

Para o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, o horário estendido é muito importante para o perfil dinâmico dos bairros de Búzios, onde seu morador tem horários diferenciados de trabalho.

“O trabalhador consegue ser atendido à noite e também no seu horário de almoço. É um ganho muito grande para a população. O objetivo da gestão Alexandre Martins é este: garantir aos munícipes o direito integral a saúde”, explicou o secretário.

Por meio do Programa Saúde Na Hora, a população tem acesso a atendimentos voltados para a saúde preventiva do idoso, da criança, do homem e da mulher, mas também marcação de exames e consultas médicas para diversas especialidades, além de pré-natal, preventivo, eletrocardiograma, teste rápido de HIV e sífilis, e o hiperdia, que tem por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos. O serviço ampliado também é voltado para visitas domiciliares, apresentando também ganho na qualidade do atendimento da população.

O Programa foi lançado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) em maio de 2019 e passou por atualizações com a publicação da Portaria nº 397/GM/MS, de 16 de março de 2020, e viabiliza o custeio aos municípios brasileiros para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso