Treinador pioneiro de atletismo em Búzios, Sr. Amauri Holanda, comemora mais uma primavera

Nesta terça-feira, 16 de maio, é comemorado o aniversário do senhor Amauri Claudino de Holanda, treinador pioneiro de Atletismo na Região dos Lagos. Ele é responsável pela formação de diversos atletas campeões nacional e mundialmente, além de ter em sua longa caminhada, conquistado um Pan-americano, no Chile.

Amauri Claudino de Holanda completa hoje 75 anos. Ele é natural de Recife, mas ganhou o Título Honorífico de Cidadão Buziano em 2002 e ainda a Medalha José Bento Ribeiro Dantas, entregues em Sessão da Câmara Municipal. A história dele no Rio de Janeiro teve início aos 18 anos de idade, quando ele veio para servir à aeronáutica e, no ano de 1989, chegou à cidade de Búzios, na qual construiu um legado.

Enquanto vivia no Rio de Janeiro, ele foi atleta pelas forças armadas e por alguns clubes e a experiência fez com que ele se tronasse técnico de atletismo, atuando na cidade de Niterói. Ao chegar em Búzios, Amauri já possuía os conhecimentos necessários dentro do atletismo para atuar e formar novos atletas. Já em 1989 foi montada a primeira equipe de atletismo em Búzios, com ata registrada em cartório.

Por intermédio do trabalho desenvolvido por Amauri, Búzios participou de diversas provas federadas, que eram comuns naquela época. Atualmente as provas amadoras são mais comuns. Amauri foi responsável pelas conquistas de vários atletas em Campeonatos estaduais, nacionais e até internacionais.

Ao longo de todos esses anos, tanto autoridades públicas, como a própria comunidade buziana trataram de homenageá-lo pela sua trajetória e dedicação. Em 9 de janeiro de 2022, a cidade realizou o Circuito de Corrida Amauri Holanda, no qual ele foi homenageado, em uma corrida com seu nome e sua história, o circuito de 6km, que compreendeu a Praça Santos Dumont e a Rua Turíbio de Farias.

A Prefeitura de Búzios, parabeniza do senhor Amauri Claudino de Holanda pelo seu aniversário e agradece pelos anos de serviço dedicados à prática do atletismo no município.