Taxa de Preservação Ambiental é o tema da reunião entre a Secretaria do Ambiente e Urbanismo e a Secretaria Municipal de Turismo

Nesta segunda- feira (27) ocorreu uma reunião entre a Secretaria do Ambiente e Urbanismo, juntamente com a Secretaria Municipal de Turismo. O tema do encontro foi para tratar sobre a Taxa de Preservação Ambiental (TPA).

Apesar de a lei estar aprovada desde 2017, O Secretário da pasta de Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, vem trabalhando em formas de melhorar essa implementação na cidade. Durante a reunião, foi debatido sobre como as secretarias podem trabalhar juntas, foi abordada também a tecnologia usada na cidade de Ubatuba: “Essa força do Cristiano chegando à Secretaria de Turismo, já fez contato com a prefeitura de Ubatuba e conseguiu traçar uma estratégia para que a gente visite o local, e vejamos tudo que foi feito de ganho para implantação. Com esse avanço entre as secretarias iremos conquistar bastante coisa para Búzios” concluiu.

De acordo com Cristiano Marques, Secretário Municipal de Turismo, está sendo criada uma familiarização entre as cidades: “Ubatuba elaborou a TPA faz alguns meses, o objetivo é fazer uma viagem até lá para que a gente consiga entender como está sendo feito. Essa é uma pauta que a gente vai voltar a falar, acredito que uma nova reunião será marcada em abril” finalizou.

Foi feita uma apresentação ao prefeito em novembro de 2022, sobre a proposta de concessão a iniciativa privada, e desta vez, foi apresentada ao Secretario Municipal de Turismo.  A empresa vencedora da licitação ela vai implantar a estrutura física e digital (aplicativo, software) na primeira etapa.

A segunda etapa é baseada na Lei em que a cidade deve destinar o custo para o fundo do Ambiente, seja para o turismo até mesmo a questão de valorização do servidor.  O processo deverá passar para a Câmara dos Vereadores.