Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
IMG-20230629-WA0079

Solenidade de renomeação da Escola Municipal Eva Maria da Conceição Oliveira aconteceu neste dia 28 de junho

Nesta quarta-feira, 28, aconteceu a solenidade de renomeação da Escola Municipal Eva Maria da Conceição Oliveira, que a partir da Lei Ordinária 1.760, 06/07/22, que dispõe sobre a alteração da nomenclatura da identificação da unidade, passou a chamar-se Escola Municipal Quilombola Eva Maria da Conceição Oliveira. A inserção do termo “quilombola”, se deu devido a unidade estar situada em território quilombola, o Quilombo da Rasa. O evento teve o objetivo de celebrar a cultura quilombola e mais esse avanço que a Prefeitura de Búzios promoveu para a reparação histórica sofrida pela população negra de nosso país.

A Escola Municipal Eva Maria da Conceição Oliveira foi inaugurada no dia 13 de fevereiro de 2012, e está localizada na Rua Nelson Altino Gonçalves, Vila Verde. Sua fundação teve por objetivo atender aos moradores do Bairro Vila Verde e proximidades.

Seu público inicial, foi de alunos oriundos da Escola Maria Rita que, posteriormente, foi transformada em creche. Recebeu este nome para homenagear a cidadã buziana Quilombola, Dona Eva Maria, moradora da localidade, hoje com seus 113 anos. A primeira Gestão da Escola esteve sob a responsabilidade de Denise Gonçalves, professora concursada do Município. A professora dirigiu a escola de 2012 a 2013. Também estiveram à frente da Direção desta Unidade Escolar: Juliana Lins (2014 a 2016); Cleicyani (2017); João Paulo (2018); Marta Santos, sobrinha de dona Eva e remanescente quilombola (2019- 2020); e Rosemeire (2021).

No ano de 2020 a escola foi submetida a uma reforma para melhoria e ampliação de seu espaço físico. Assim, um novo prédio foi criado para o qual foram transferidos todos os setores administrativos e a sala dos Professores. O espaço antigo, também foi reformando, criando novas salas para a unidade que atualmente conta com 11 salas destinadas ao Ensino Fundamental, 4 salas destinadas à Educação Infantil, 1 brinquedoteca, 1 Sala de leitura.

No dia 6 de julho do ano de 2022, foi aprovada pela Câmara Municipal de Armação dos Búzios, a Lei Nº 1.760, que dispõe sobre a alteração, entre outras, do nome da Escola, visto que está situada em território Quilombola.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Turismo de Búzios promove encontro para fortalecimento do turismo local
Búzios participa de ações intermunicipais pelo Mês da Visibilidade Trans
Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação
Secretaria de Ordem Pública se reúne com trabalhadores da Praia de João Fernandes para reforçar organização e segurança
CRAS de Búzios encerram Colônia de Férias do SCFV com integração, atividades psicossociais e sessão de cinema
Búzios integra calendário unificado do evento Presentes de Iemanjá Rio 2026

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso