Semana ‘janeiro Branco’ no Hospital Municipal Rodolpho Perissé

Uma semana de conscientização sobre a importância dos cuidados para à saúde mental em Búzios

Do dia 23 ao 27 o Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) sediará uma semana de atividades dedicadas à campanha do Janeiro Branco, com o objetivo de chamar atenção para a necessidade de cuidados com a saúde mental no município. A iniciativa da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, terá ações junto aos profissionais da área e pacientes do HMRP realizadas pelas coordenações de Psicologia e Serviço Social com apoio do Centro de Atenção Psicossocial da rede municipal (CAPS), e palestra com o psicólogo Pedro Rogério no dia 25, às 14h, sobre: ansiedade, depressão, pânico, angustia e Síndrome de Burnout.

A coordenadora do serviço social do HMRP Sabrina Martins explica que só no primeiro ano da pandemia de COVID-19 a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%, de acordo com um resumo científico divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive entre crianças e adolescentes.

“Pessoas procurando atendimento psiquiátrico aumentou muito aqui no Hospital. Cotidianamente procuramos orientar as famílias, com auxílio de toda equipe, para tornar essas abordagens ainda mais humanas. Campanhas como a do Janeiro Branco ajudam a prevenir o sofrimento mental e diminuir o preconceito em se falar sobre os cuidados com a saúde mental. Todos estamos sujeitos a passar por sofrimento mental, e a informação pode ajudar na qualidade de vida de todos nós”, comenta.

Durante o ano os munícipes em sofrimento mental podem contar com o sistema municipal de saúde. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada para o primeiro acolhimento diagnóstico, acompanhamento na unidade ou o encaminhamento a um atendimento com psicólogo ou CAPS. No município os Serviços de Saúde Mental incluem, além do CAPS, o Ambulatório de Saúde Mental, a equipe no HMRP, e as da Estratégia de Saúde da Família nas UBSs e Clínicas da Família.

“É importante ressaltar, que as ações do Janeiro Branco tem esse objetivo; de expor que qualquer um de nós pode ser acometido pelas doenças mentais, mas que também existe uma rede de apoio e amparo para tratamento.”, reforça Mariana Moraes, psicóloga e coordenadora de Psicologia do HMRP.