Sábado transformador: Búzios avança na cannabis medicinal com programa inovador

Oficina ‘Clínica de Cannabis Terapêutica Beija Flor’ recebe crianças e famílias na Policlínica de Manguinhos em dia de atendimento exclusivo

No último sábado (16) a cidade de Búzios deu mais um passo significativo em seu programa pioneiro de distribuição de óleo de cannabis medicinal pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com um atendimento exclusivo na Policlínica Dr. Carlos Ernesto Estevenson (Manguinhos), proporcionando um ambiente acolhedor onde as crianças puderam participar de atividades terapêuticas e expressivas, enquanto suas mães passavam por atendimentos e psicólogas conduziam anamneses. A abordagem de grupo para as crianças demonstrou ser altamente eficaz, promovendo a espontaneidade e o bem-estar.

Este sábado foi mais do que um sucesso; foi um marco no compromisso de Búzios com o cuidado e o avanço na medicina baseada em cannabis, colocando a cidade na vanguarda desse campo emergente da saúde pública. A Prefeitura de Búzios já adquiriu um imóvel adaptado para uso exclusivo da “Clínica de Cannabis Terapêutica Beija Flor,” que está em fase de adequação para atender o programa e seus assistidos, solidificando seu compromisso de longo prazo com essa terapia inovadora.

O programa, que já beneficiou mais de 300 pacientes cadastrados e autorizados pela Anvisa, começou a partir da Lei nº 1.707, sancionada pelo prefeito Alexandre Martins em dezembro de 2021, e já está abrindo mais vagas de atendimento devido a alta demanda pelo tratamento. A legislação abriu caminho para o uso medicinal da cannabis e a distribuição gratuita de medicamentos à base de CBD, THC e outros componentes da planta.

Neste estágio inicial, o foco recai sobre pacientes com autismo e epilepsia refratária, mas o projeto de expansão visa atender uma gama mais ampla de faixas etárias e patologias, incluindo Parkinson, Alzheimer e o controle da dor crônica. Além disso, a cidade planeja estabelecer um centro de pesquisa em colaboração com a Fiocruz, marcando mais um passo na vanguarda da saúde pública.