Profissionais de saúde de Búzios participam de palestra treinamento ‘Morte Materna Zero’

A atividade aconteceu no Hospital Municipal Rodolpho Perissé e visa evitar mortes de mulheres por hemorragia pós-parto

Com o objetivo de dar mais proteção a mulher gestante no município, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta quarta-feira (1º), para os profissionais de saúde do Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP), a palestra treinamento ‘Morte Materna Zero’. Na ocasião, o palestrante, consultor hospitalar do Laboratório Hebron, Carlos Eduardo, aprofundou as recomendações, assistências para prevenção, diagnóstico e tratamento da hemorragia obstétrica.

Dados do Ministério da Saúde dão conta de que a hemorragia após evento obstétrico é uma das maiores causas de morte materna na região das Américas e a segunda maior causa no Brasil. Por isso, como explica a coordenadora de centro obstétrico do HMRP, a enfermeira Damiana Angelo de Sena, um dos treinamentos abordados durante a capacitação foi a atualização do uso do Misoprostol,

“ É um medicamento de uso exclusivamente hospitalar, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como medicação responsável pela salvação da vida de mulheres em todo o mundo. ”, conta.

O Rodolpho Perissé já mantém um baixo índice de mortalidade, apenas 22% de acordo com a Comissão de Análise de Óbitos (CAO), uma das taxas mais baixas em comparação aos demais hospitais públicos do estado do Rio. O secretário de saúde do município, Leônidas Heringer, reforça que é responsável por esse resultado a aplicação de protocolos de segurança hospitalar rígidos, e o constante treinamento da equipe, assim como investimentos na parte de infraestrutura, equipamentos e medicamentos.

“Esse treinamento é apenas a sequência das determinações dadas pelo prefeito Alexandre Martins, que aplicamos nos anos anteriores e vamos manter em 2023. O dia de hoje, em especial, é importante porque temos aqui conosco participando nossa equipe formada por profissionais que se especializaram em acompanhar todo o processo de gestação, desde seu planejamento até o pós-parto. Estamos lidando com vidas humanas aqui, e sabemos e temos responsabilidade. Vamos avançar ainda mais na saúde de Búzios”, finaliza Leônidas.