TTUR

Acesso Búzios

blank

NFS-e

blank

IPTU

blank

Protocolo

blank

Diário Oficial

blank

Transparência

Primeiro Congresso Internacional de Resíduos Sólidos acontece em Búzios

Teve início nesta terça-feira (24), o primeiro Congresso Internacional de Resíduos Sólidos que acontecerá até o dia 27 no Hotel Atlântico Búzios.

Durante a abertura do evento, o Prefeito Alexandre Martins, junto com o Secretário Municipal do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, recepcionou o Vice-Governador, Thiago Pampolha, que também é Secretário Estadual de Ambiente e Sustentabilidade.

 Diversas outras autoridades participaram da abertura do evento, incluindo prefeitos de outros municípios da Região dos Lagos, secretários de todas as cidades do Rio de Janeiro e representantes de outros estados. Também participaram empresários, sociedade civil, organizações, estudantes, acadêmicos, pesquisadores, agentes do poder público, formuladores de políticas públicas e influenciadores convidados para a semana de debates e troca de conhecimentos.

De acordo com o Secretário Municipal do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, esse congresso é importantíssimo, não apenas para o Estado do Rio, mas para todo o país: “Esse evento conta com autoridades de diversos estados, membros da Unesco e estamos discutindo aqui novas tecnologias e questões ambientais de maneira muito ampla. Sem dúvidas novas soluções sairão deste encontro, não apenas para Búzios, mas para todas as cidades do Brasil”, destacou o secretário.

O Prefeito Alexandre Martins disse que é uma satisfação que Búzios tenha sido escolhido pelos organizadores, principalmente se tratando de um tema tão importante como coleta seletiva e tratamento adequado de resíduos sólidos. “É importantíssimo que a discussão sobre meio ambiente esteja no centro dos debates em Búzios. Faço questão de acompanhar de perto porque nosso município respira meio ambiente e essa pauta é uma das nossas prioridades”, frisou o prefeito.

Esse congresso em Búzios busca fomentar a discussão sobre a gestão de resíduos sólidos, divulgar os mais recentes estudos acadêmicos da área, apresentar as melhores práticas, fortalecer a articulação entre instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, alinhar as discussões sobre gestão de resíduos, clima e geração de energia aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e por fim gerar uma agenda positiva para ações nos próximos anos.

A produção de resíduos sólidos sem um gerenciamento eficiente é um problema universal relacionado ao consumo e afeta todas as pessoas podendo causar doenças respiratórias causadas pelas queimas de resíduos, contaminação do solo e lençóis freáticos, poluição dos oceanos, provocar a morte de animais marinhos pela ingestão, além de causar prejuízos ao desenvolvimento econômico.

Cadastro realizado com sucesso

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso