TTUR

Acesso Búzios

blank

NFS-e

blank

IPTU

blank

Protocolo

blank

Diário Oficial

blank

Transparência

Prefeitura inaugura creche em Geribá no Dia Internacional da Educação

No dia Internacional da Educação, 28 de abril, a Prefeitura de Búzios realizou mais uma inauguração, entregando à população a nova creche que vai atender os bairros de Manguinhos e Geribá. O prédio recém-inaugurado tem o nome da primeira professora formal de Búzios, Diva Nunes Chaves. Essa é mais uma realização do município que visa o aprimoramento dos serviços educacionais da cidade.

Dona Diva, como é popularmente conhecida, foi homenageada pelo Prefeito Alexandre Martins, vereadores e demais autoridades, além de toda a comunidade presente na inauguração.

O Prefeito Alexandre Martins usou sua fala durante evento para destacar a importância de Dona Diva para o município de Búzios, relembrando o motivo de ela ser homenageada: “Diva não recebeu essa homenagem hoje, eu não quero usurpar isso, de forma nenhuma. A creche Diva era na Rasa, num prédio alugado, e esse prédio acabou, voltou para o proprietário e ficou esquecido que haviam feito uma homenagem a ela. Mas Deus é tão bom comigo que eu estava lá e hoje tenho a oportunidade de estar aqui fazendo essa justa homenagem e, agora, desse prédio aqui, ninguém vai tirar o nome da Diva, porque esse prédio é de Búzios, pertence ao município”, disse Alexandre Martins.

Alexandre Martins também aproveitou a ocasião para anunciar que em breve será reinaugurada a nova Eliete Mureb, também com a presença da professora que deu nome a escola. O prefeito ressaltou que a reforma da escola está acelerada: “Vocês ficarão impressionados com a nova escola Eliete, algumas salas foram ampliadas, porcelanato foi colocado no chão, uma coisa maravilhosa. A gente sempre acha que a última foi a mais bonita até vir a próxima, a Nicomedes já foi reformada, a José Bento também e a Eliete Mureb ficará melhor ainda”, destacou o prefeito.

blank

A Homenageada da noite, professora Diva, também fez uso da palavra: “Uma felicidade sem fim, não tem nem explicação, a alegria que eu estou sentindo por estar aqui, não só pela homenagem, mas por poder estar ainda aqui com 79 anos, ajudando a minha comunidade. Eu sou busca ativa, gente. Eu estou na busca ativa, essa parte é difícil sim, mas o amor que eu levo a cada casa onde vou buscar uma criança que, por algum problema, não está frequentando a escola, sou recompensada com a equipe da escola me dizendo que o alunou voltou a estudar, isso que é importante. E essa creche para mim é o maior prêmio na vida, pois eu sei que muitas crianças aqui serão beneficiadas. Tenho certeza de que a equipe que está aqui é somente amor e que muitas mães serão beneficiadas com esse lindo local para deixar seus filhos enquanto trabalham”, disse Dona Diva.

A professora ainda lembrou que começou a vida em Búzios com apenas 18 anos, em 1964. Ela começou a trabalhar na cidade um ano depois de se formar. O Colégio João de Oliveira Botas foi o primeiro local onde a carreira da professora Diva começou. Com 62 anos de magistério, ela ainda se diz uma professora com muita sede, muita garra e muita fome de ajudar as crianças e suas famílias. “Eu nunca reprovei meus alunos. Eu era uma professora severa, durona, mas também muito amiga. E uma coisa importante que eu fazia era ajudar os que tinham dificuldades na sala, principalmente os mais danadinhos. Eu chamava os pais e pedia para eles mandarem as crianças para minha casa para que elas pegassem a matéria que não conseguiram pegar em sala de aula por causa das brincadeiras. Com isso, eles não eram reprovados, porque aprendiam, porque eu sou professora por vocação. Ainda criança eu já tinha essa sede de ajudar o meu povo. E até hoje estou aqui, ajudando nesta busca ativa, colaborando com a secretaria de educação, meus amigos e com meu querido Alexandre Martins”, disse dona Diva.

A Secretária da Mulher de Búzios, Daniele Guimarães, também fez uso da palavra afim de prestar homenagens a Dona Diva e ressaltar a importância da inauguração da creche para as mães que ganham uma nova ferramenta de apoio rumo à independência financeira: “Eu quis falar hoje porque é uma alegria muito grande, eu como primeira mulher buziana, Secretária da Mulher do Município, ver o quanto de conquistas nós estamos tendo para as mulheres da nossa cidade, isso para mim é o mais importante. Eu resolvi falar hoje porque não serão apenas as 210 crianças que terão direito a essas vagas, mas as mães também. As mães trabalhadoras, que precisam ter sua autonomia no mercado de trabalho. Então essa é mais uma grande conquista para toda nossa população”, disse a primeira Secretária da Mulher de Búzios.

Daniele Guimarães ainda agradeceu ao secretário Rodrigo Ramalho pelo empenho dele em prol da educação do município e convidou a equipe que trabalhará na creche para receber o reconhecimento dos presentes pela dedicação que terão com as crianças e as famílias atendidas pela creche. “São eles que ficam com nossos filhos enquanto estamos trabalhando, eles que cuidam, então nós temos que valorizá-los. Assim como Diva deixou esse legado, essa equipe também deixará. Eu não posso esquecer que também fui aluna da Diva, eu também estava lá nas aulas de reforço, naquela salinha da Diva”, disse ela sorrindo. A Secretária da Mulher de Búzios finalizou dizendo que continuará lutando por mais creches no município, pois vaga na creche também é política pública em prol das mulheres.

blank

O Professor e Secretário Municipal de Educação, Rodrigo Ramalho, se disse bastante animado em poder participar da inauguração de uma creche no Dia Internacional da Educação, “O Prefeito Alexandre Martins está fazendo um marco na cidade: inaugurando uma creche escola, valorizando a educação infantil, valorizando a primeira infância, que é um compromisso do nosso prefeito para com o município, isto é um fato histórico”, disse o secretário.

Rodrigo Ramalho disse ter certeza de que esta nova creche atenderá às crianças e suas famílias com a mesma qualidade com que a rede municipal de ensino de Búzios atende a toda a população buziana. “É um orgulho muito grande, além de estar secretário, ter o privilégio de inaugurar junto com toda a comunidade a creche escola Diva Nunes Chaves, que é uma pessoa ímpar em nosso município e representa muito para todos nós”, declarou.

Ele ainda citou que em alguns poucos meses, mais uma creche será inaugurada, dessa vez, no bairro Rasa. De acordo com ele esse é o reflexo do quanto a gestão do Prefeito Alexandre Martins está comprometida com a Educação de Búzios: “Três meses depois de reinaugurarmos a José Bento, estamos aqui hoje inaugurando mais uma creche do município. E em menos de três meses, inauguraremos mais uma creche no bairro Rasa. Isso mostra um governo que tem responsabilidade com a população. Atualmente o município tem três frentes de adequação predial: as escolas Eliete Mureb, Darcy Ribeiro, totalmente transformadas e, na semana que vem, começará na escola Eulina, em José Gonçalves. Isso é gestão pública, isso é compromisso com a população. O último mês foi de muita tensão no país em relação às escolas e a melhor resposta que o governo municipal pode dar para a violência, é inauguração de mais escolas”, finalizou.

blank

A nova creche está localizada na rua Bambuzal, número 21, Geribá. Ao todo a creche atenderá 210 crianças. Serão quatro turmas de creche integral e de creche parcial, além de duas turmas de pré-1 e de pré-2. A unidade contará com dezoito professores, doze auxiliares de creche, quatro inspetores de alunos, dois agentes de secretaria e dois professores de artes.

Além disso, a unidade também disponibilizará aulas de educação física por meio de dois professores e contará com três auxiliares de cozinha para cuidar do preparo da alimentação das crianças.

A creche contará com uma equipe de assessoramento pedagógico por meio de um professor supervisor escolar e um professor orientador educacional e um inspetor escolar.

Cadastro realizado com sucesso

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso