Prefeitura de Búzios reforça a importância da prevenção às arboviroses mesmo com risco médio de infestação

Trabalho contínuo da Secretaria Municipal de Saúde visa combater as arboviroses e conscientizar a população sobre os cuidados necessários

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, destaca a necessidade de prevenção às arboviroses, como dengue, zika e Chikungunya, mesmo com o município apresentando um risco médio de infestação, de acordo com o levantamento de Índice Rápido (LIRA) para o mosquito Aedes aegypti, desde janeiro. Esse risco foi agravado por um período de chuvas mais intensas, mas espera-se uma diminuição dessas condições climáticas em junho e julho.

Embora os casos notificados de arboviroses em Búzios tenham ficado abaixo da média, mesmo durante o período de maior risco, é fundamental manter os cuidados e o trabalho contínuo da Prefeitura, por meio dos Agentes de Controle de Endemias, na busca e eliminação de criadouros do mosquito.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que os cuidados preventivos devem ser adotados durante todo o ano, uma vez que as arboviroses são doenças típicas do período do verão, com maior risco de contaminação entre janeiro e março, e tendência a diminuição em abril. Até o momento, foram registrados apenas três casos suspeitos de arboviroses em Búzios, sendo apenas um confirmado.

É importante destacar que os locais de maior incidência de criadouros são reservatórios de água de geladeira, caixas d’água ligadas à rede, vasos sanitários, ralos de banheiro, bebedouros de animais e, principalmente, bromélias de jardim. Além disso, é necessário atentar para os chamados “materiais rolantes”, como pneus, pratinhos de plantas, tampas de garrafas, tonéis, bacias ou baldes com água de chuva. O apoio da população é fundamental para evitar o acúmulo de água parada e, consequentemente, a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A Prefeitura de Búzios disponibiliza um canal de comunicação para denúncias de possíveis focos do mosquito: vigilanciaambientalbuzios@gmail.com. É importante que os cidadãos denunciem locais que possam representar um risco de infestação.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da prevenção e conta com a colaboração de todos os moradores de Búzios para combater as arboviroses e garantir a saúde e o bem-estar da população.