Prefeitura de Búzios realizada atendimento odontológico na APAE

Cerca de 240 crianças serão beneficiadas pela ação que as atende em um espaço adequado às suas necessidades

A partir do dia 12 de setembro, a Prefeitura de Búzios realizará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atendimento odontológico aos assistidos da Associação de Pais e Amigos do Excepcional do município, a APAE-Búzios, beneficiando cerca de 240 crianças e adolescentes da instituição.

Como explica a dentista que realizará os atendimentos, Micaela Albertini, a ação, aproveitando o dia em que os assistidos já estão na instituição para acompanhamento psicológico, acontecerá uma vez por semana, onde passarão por uma avaliação odontológica.

“Serão realizadas instrução de higiene oral, pequenos procedimentos como TRA, orientações para os pais e fortalecimento de vínculo com as crianças e jovens”, explica. O TRA (Tratamento Restaurador Atraumático), é uma técnica que restaura dentes atingidos pela cárie dental utilizando somente instrumentos manuais, sem uso de brocas ou turbinas. Tratamentos mais invasivos serão realizados no Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) Deodorina Leite de Azevedo, bairro Geribá.

O coordenador de Saúde Bucal do município, Anderson Andrade, explica que com essa medida a Prefeitura busca “facilitar o acesso à assistência odontológica no ambiente para que os assistidos se sintam seguros e confortáveis”.