Prefeitura de Búzios realiza reunião inaugural do Núcleo de Educação Ambiental de Búzios

Aconteceu nesta sexta-feira (20), na sede da Secretaria de Turismo, a reunião inaugural do Núcleo de Educação Ambiental de Armação dos Búzios realizada pelas secretarias do Ambiente e Urbanismo e da Educação, Ciência e tecnologia. O núcleo tem como objetivo amplo, executar as ações previstas no Programa Municipal de Educação Ambiental.

A finalidade dessa primeira reunião foi nivelar informações com relação a lei que originou o Núcleo, além de entender as competências dele e traçar as primeiras prioridades de atuação da equipe. Entre as prioridades está a de redigir o regimento interno a ser apreciado pelos secretários de Ambiente e Urbanismo e de Educação, Ciência e tecnologia, Evanildo Nascimento e Rodrigo Ramalho, respectivamente. A ideia é conciliar as ações do Núcleo com as que já são desenvolvidas por estas secretarias.

Durante a reunião também foi traçada a proposta de determinar o procedimento para que o Núcleo conte com uma infraestrutura disponível para funcionamento, como atender entidades, realizar reuniões e arquivar seu acervo.

O Secretário de Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento considera esse um grande passo para o desenvolvimento sustentável do município. “Não adianta apenas sermos proibitivos, existe a necessidade de educar para gerar conscientização nas pessoas para que seja possível alcançar a médio e longo prazo uma sustentabilidade duradoura na cidade.” O secretário ainda ressaltou que o Núcleo de Educação Ambiental poderá fomentar uma série de ações e atividades para ampliar o conhecimento da população sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

O Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Ramalho, disse considerar importantíssima a parceria entre as duas secretarias. “É fundamental trabalhar a conscientização em nossas escolas, nos alunos, em nossos colaboradores para que alcancemos cada vez mais uma sociedade responsável por práticas mais sustentáveis, que colaborem para a preservação da nossa cidade, cumprindo a legislação vigente.”

A partir da efetivação do Núcleo de Educação Ambiental Municipal, será possível fazer a gestão das políticas públicas de educação ambiental, que já acontecem nas escolas da rede municipal, ampliando as ações de educação ambiental para que possam contemplar, não apenas estudantes, mas os demais setores da sociedade civil, como turismo, pesca e quilombolas, entre outros.