A Prefeitura de Búzios, por meio das Secretarias do Ambiente e Licenciamento e Saneamento e Drenagem, realizou nesta terça-feira (06) uma ação de fiscalização na Rua Canto dos Pássaros, na Via Alternativa, após uma denúncia de esgoto in natura no local. Durante a operação, cinco imóveis foram intimados a realizar a ligação de seus esgotos na rede separativa da Prolagos e apresentar comprovação do serviço.

A ação faz parte do programa municipal de monitoramento e regularização ambiental, que visa garantir a destinação correta do esgoto, preservando a qualidade da água e a saúde pública. A Secretaria reforça que a ligação à rede separativa é obrigatória e fundamental para evitar a poluição de rios, praias e áreas urbanas.

De acordo com o secretário de Saneamento e Drenagem, Aziel Vieira, após a denúncia a equipe realizou uma ação porta a porta, orientando os moradores e informando que os imóveis devem estar devidamente ligados à rede separativa da Prolagos. “Nesse primeiro momento, apenas notificamos os moradores. Vamos retornar em breve para verificar se as ligações foram feitas. Caso não estejam regularizados, infelizmente teremos que aplicar multa e, se ainda assim não houver solução, proceder com a autuação e encaminhamento à delegacia, para que a situação seja resolvida. Despejar esgoto a céu aberto é crime ambiental, e a nossa população, que é educada e ama a cidade, deve cooperar com o município e com o próximo”, afirmou.

Os proprietários notificados têm prazo para regularizar a situação, sob risco de aplicação de penalidades previstas na legislação ambiental. A Prefeitura destaca que novas fiscalizações estão programadas em outras ruas do bairro, reafirmando o compromisso com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente em Búzios.






