Nos dias 26, 28 e 29 de agosto de 2025, as Secretarias do Clima e Sustentabilidade e de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), promoveram atividades de campo com estudantes da rede municipal em diversos ecossistemas de Búzios.
As ações contaram com a participação de técnicos da Secretaria do Clima e Sustentabilidade, incluindo biólogos, engenheiro florestal e o coordenador de Educação, que compartilharam conhecimentos sobre fauna, flora e geodiversidade presentes nas áreas visitadas.
De acordo com o secretário do Clima e Sustentabilidade de Búzios, Evanildo Nascimento, as saídas de campo proporcionaram uma aprendizagem ativa e significativa, unindo teoria e prática e estimulando a conscientização ambiental entre os alunos. Ele ressaltou ainda a importância da criação do NEA e da ampliação das ações educativas:
“A criação do Núcleo de Educação Ambiental foi estabelecida por lei pelo prefeito Alexandre Martins, possibilitando a ampliação das ações do Governo Municipal na área de Educação Ambiental e Climática. Não apenas estamos intensificando os trabalhos com os alunos da rede de ensino formal, como também envolvendo comunidades tradicionais da cidade — como quilombolas, pescadores caiçaras e outros segmentos — nas questões de conscientização.”
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em formar cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do patrimônio natural e cultural de Búzios.
As atividades aconteceram nas seguintes datas e locais:
26/08 – Serra das Emerências – Participação da E.M. Profº Darcy Ribeiro, com foco em geodiversidade, história natural e preservação da vegetação nativa.
28/08 – Praia da Ferradura – Estudantes da E.M. João José de Carvalho participaram de atividades práticas voltadas à preservação marinha e reconhecimento da biodiversidade costeira.
29/08 – Praias do Forno e Foca – Novamente com a E.M. João José de Carvalho, os alunos exploraram aspectos ecológicos e ambientais desses importantes pontos do litoral buziano.