Prefeitura de Búzios promove diálogo inclusivo sobre políticas para pessoas com deficiência

A Prefeitura de Búzios está empenhada em promover a inclusão e a participação ativa das pessoas com deficiência no desenvolvimento das políticas municipais. Nesse sentido, a Secretaria da Pessoa com Deficiência organizará um encontro no próximo dia 16 de abril, às 14h, na sede da Secretaria de Turismo, com o intuito de estabelecer um diálogo franco e aberto.

O evento reunirá representantes de associações ligadas à causa, membros da sociedade civil engajados e, principalmente, pessoas com deficiência, protagonistas essenciais na construção de uma cidade mais acessível e inclusiva.

Para o psicólogo Maycon Pereira, é de extrema relevância esta iniciativa de aproximação da sociedade civil com a gestão governamental.  Ele acredita que Política Pública se constrói a partir das articulações, do fazer-junto, do acompanhamento técnico, científico e sistematizado: “Seria impossível fomentar, fortalecer ou direcionar uma agenda vinculada com Políticas Públicas sem essa intersecção com quem está no território, com as próprias pessoas interessadas e impactadas. Enquanto uma pessoa com deficiência, psicólogo, inserido no território e atuante dentro desta pasta, acredito bastante na potência que este movimento pode produzir a partir dos seus contornos e do efetivo protagonismo das partes envolvidas”, destacou.

A iniciativa visa não apenas ouvir as demandas desses grupos, mas também fomentar uma participação ativa e efetiva nas discussões e nas decisões que impactam diretamente suas vidas. Por meio desse diálogo, busca-se identificar desafios, propor soluções e fortalecer as políticas voltadas para a garantia dos direitos e da dignidade das pessoas com deficiência em Búzios.

Com essa abordagem participativa, a Prefeitura reforça seu compromisso com a promoção da igualdade e da justiça social, construindo uma cidade que valoriza a diversidade e que oferece oportunidades equitativas para todos os seus cidadãos.