Prefeitura de Búzios oferece dose zero contra o sarampo

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Saúde, está oferecendo a dose zero contra o sarampo. A medida preventiva cumpre uma determinação do Ministério da Saúde, que tem como objetivo garantir a prevenção nesta fase, quando a criança é mais suscetível a casos graves e óbitos.

Todas as crianças com idade entre seis meses e um ano devem ser vacinadas. A vacina está disponível na Policlínica e nas Unidades Básicas de Saúde.

É importante esclarecer que a chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomada a “dose zero” da vacina.