Uma operação especial de fiscalização reuniu em Búzios nesta sexta-feira (28), no loteamento Vila do André, equipes das secretarias de Meio Ambiente, Segurança Pública e Desenvolvimento Urbano de Búzios, Ministério Público Estadual, Instituto Estadual do Ambiente, Parque Estadual da Costa do Sol e Polícia Militar Ambiental, para conter ocupações irregulares. Recentes denúncias apontaram grande desmatamento no local.
Aprovado na década de setenta, quando Búzios ainda era o Terceiro Distrito de Cabo Frio, o loteamento na Vila do André nunca chegou a ser implantado. Somente nos últimos anos alguns lotes começaram a ser ocupados, e alguns de forma irregular.
No local as equipes não encontraram ninguém trabalhando, nem os proprietários dos lotes ocupados. Foram constatadas diversas obras em curso e os fiscais chegaram a demolir os alicerces de uma das construções, pois estava fora dos padrões de ocupação do terreno.
Presente à operação, o promotor de Justiça Vinícius Lameira suspendeu a venda de lotes e a emissão de licenças de construção na Vila do André e pediu à Prefeitura de Búzios para manter intensa fiscalização no local visando coibir novas ocupações e paralisar o desmatamento em curso na área. Responsáveis pelo loteamento foram notificados.