Prefeitura de Búzios investe na limpeza dos bueiros como prevenção dos alagamentos

A Secretaria de Obras, Saneamento e Planejamento, faz constantes limpezas e manutenções em centenas de bueiros, em todos os bairros da cidade, com objetivo de evitar o acúmulo de lixo e resíduos orgânicos nas bocas do lobo( grades).

Esse trabalho de prevenção, otimiza a capacidade de escoamento das águas pluviais pela rede de drenagem, diminuindo os pontos de alagamentos, fator esse que causa prejuízos e transtornos para a população.

Segundo o secretário da pasta e vice- prefeito Miguel Pereira, “esse trabalho de prevenção, é constante no nosso governo, em alguns bairros, essa manutenção não era realizado há anos, e em outros nunca foi feita. A prevenção evita transtornos para todos”.

Além da prevenção de alagamentos, o serviço de manutenção e limpeza de bueiros tem como objetivo, combater o mau cheiro causado pelo acúmulo de lixo e resíduos orgânicos nas bocas de lobo. Também promove a saúde e a qualidade de vida da população, uma vez que ajuda a eliminar a proliferação de insetos e animais que podem provocar doenças, inclusive, do mosquito Aedes aegypti (dengue).

A equipe da secretaria, vem realizando a troca de várias tampas de concretos, e refazendo outras, devido à má conservação, por falta de manutenção ao longo dos anos. Novas caixas, também estão sendo trocadas, para garantir o escoamento das águas, durante o período das chuvas.