Prefeitura de Búzios formaliza inscrição de quatro praias do município no programa Bandeira Azul para temporada 2024-2025

O Prefeito Alexandre Martins assinou na última sexta-feira (3), a documentação que oficializa a candidatura de quatro (04) praias do município para participar do programa Bandeira Azul na temporada de 2024-2025, são elas: Forno e Azeda (renovação) e Tucuns e Tartaruga (primeira temporada). O documento, essencial para formalizar a candidatura no Programa, será entregue nesta sexta-feira (10). Ao assinar o termo de compromisso, o município atesta a veracidade e relevância das informações fornecidas sobre cada uma das praias, conforme os 34 critérios estabelecidos pelo programa.

Um dos aspectos essenciais para a participação no programa é a qualidade da água. Neste ano, a equipe responsável realizou análises em todas as praias candidatas. Foram realizadas 20 análises para a Praia do Forno, 20 para a Praia da Azeda, 160 para a Praia de Tucuns e 80 para a Praia da Tartaruga. Essas análises são fundamentais para garantir que os padrões de qualidade ambiental sejam atendidos em cada uma das áreas, conforme as diretrizes do Bandeira Azul.

Esse conjunto de pré-requisitos será julgado por um júri Nacional e Internacional que avaliará se os critérios estão todos adequados, se a praia atende parâmetros de balneabilidade do Programa, e a adequação dos itens de sustentabilidade e acessibilidade para receber a Bandeira Azul.

Segundo o secretário da Pasta, Evanildo Nascimento, o trabalho é árduo, e uma conquista significante para a área ambiental: “Estamos focados em manter nossa cidade avançando neste quesito de qualidade ambiental das praias. Com parceria público-privada, estamos fazendo as análises solicitadas pelo programa, só em Tucuns são 160 análises da qualidade da água, feitas em laboratório credenciado pelo Inea. Isso é a comprovação que estamos lutando e cuidando do nosso Meio Ambiente. Temos ações que serão executadas como cercamento da restinga de Tucuns, Parque Municipal das Dunas e Restinga de Tucuns que criamos. Sabemos que há muito por fazer, na Tartaruga nossa Equipe está conseguindo ótimo resultado no plantio da restinga que estava degradada. Estamos pleiteando quatro (04) praias Bandeira Azul, isso é muito significativo, pois seremos um dos únicos municípios a conquistar esse selo Ambiental no Brasil”, disse o secretário.