Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
IMG-20240314-WA0053

Prefeitura de Búzios celebra o Dia Municipal do Quilombola na Escola Eva Maria da Conceição Oliveira

A Prefeitura de Búzios, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou um evento em celebração pelo Dia Municipal do Quilombola, na Escola Municipal Quilombola Eva Maria da Conceição Oliveira, nesta quarta-feira (13). O Dia Municipal do Quilombola é comemorado em 16 de março, instituído no município pela Lei n⁰ 1021, de 10 de setembro de 2014. A escola leva o nome da moradora mais antiga e ilustre do Quilombo da Rasa, na entrada de Búzios, com 113 anos, 12 filhos, Dona Eva já perdeu as contas dos netos, bisnetos e tataranetos, mas sua importância vai muito além de matriarca de uma grande família, ela é uma parte viva da história do país. Atualmente, uma de suas tataranetas estuda na escola que tem o nome dela, a estudante Ana Beatriz Dias de Oliveira.

O terceiro ano do evento foi organizado pela Coordenação de Programas e Projetos, Débora Castells, e equipe da Educação Integral, em parceria com toda equipe de profissionais da Escola Municipal Quilombola Eva Maria da Conceição Oliveira.

O evento contou com a participação do Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Professor Rodrigo Ramalho, que destacou o trabalho feito pela secretaria, voltado para uma educação antirracista. O presidente do Quilombo da Baía Formosa, José Ricardo Bemquerer, ressaltou a importância do movimento, reiterando a valorização da cultura do povo negro e empoderamento cultural para que a história seja preservada.

A ação busca a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, discutindo uma educação quilombola como dever e direito de memória.

Os estudantes da rede apresentaram muita cultura, destacando a apresentação em libras, além de música, dança e arte para resgatar e manter viva a tradição e a história de um povo.

O objetivo é desenvolver nas unidades escolares atividades que despertem o sentimento de pertencimento dos estudantes ao espaço inserido, alinhando o currículo com a realidade da comunidade escolar.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Ordem Pública se reúne com trabalhadores da Praia de João Fernandes para reforçar organização e segurança
CRAS de Búzios encerram Colônia de Férias do SCFV com integração, atividades psicossociais e sessão de cinema
Búzios integra calendário unificado do evento Presentes de Iemanjá Rio 2026
Secretaria de Proteção Animal amplia atendimentos e anuncia novas ações para 2026 em Búzios
Coordenadoria LGBTQIAPN+ participa de ação do Janeiro Branco promovida pela Coordenação de Saúde Mental do município
Prefeitura de Búzios abre inscrições para cursos gratuitos nas Casas da Mulher Buziana, em parceria com o Senac e a Firjan, nesta segunda-feira

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso