Prefeitura de Búzios celebra a importância dos profissionais de enfermagem no município

A semana de atividades, que vai de 12 a 20 de maio, começou com um café da manhã para marcar o valor desses profissionais para o sistema de Saúde

Nesta quinta-feira (12) comemora-se o Dia do Enfermeiro e Dia Internacional da Enfermagem, e abre a chamada Semana da Enfermagem, que termina no dia 20, quando se celebra o Dia do Técnico de Enfermagem. Em Búzios, que conta com 391 profissionais de enfermagem, um café da manhã no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) marcou o começo da da programação que visa reconhecer a importância desses profissionais no município. Outras atividades acontecerão ao longo da semana.

O secretário de Saúde Leônidas Heringer destaca que a enfermagem, representada pelos inúmeros enfermeiros, técnicos e auxiliares, é responsável pelo planejamento e execução de diversas ações que visam ao restabelecimento da saúde do indivíduo. É essencial no processo de organização do sistema de saúde dentro do município.

“Não há como trabalhar a saúde, em especial a pública, sem o setor de enfermagem. São profissionais capacitados que podem atuar em inúmeras frentes do que compõe a estratégia de Saúde de um município. São fundamentais”, exalta o secretário.

Dentro do sistema público de saúde, esses profissionais estão presentes em todas as ações desenvolvidas. Na Atenção Básica, compondo as equipes de Saúde da Família, de Consultório na Rua, entre outras. Além de estar presente dentro das unidades de saúde e do ambiente hospitalar, eles também têm um papel social; identificam a situação do paciente e o direciona para o ponto de atendimento adequado, como ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

“O papel da enfermagem é, além de toda questão técnica, um caráter humano. É o primeiro contato que temos quando precisamos ser cuidadosos. Esse contato direto revela a importância desse profissional para todos nós que utilizamos o sistema de saúde de Búzios. Quero parabenizar a todos esses profissionais, e garantir que vamos desenvolver cada vez mais meios para que exerçam com dignidade e segurança suas funções”, disse o prefeito Alexandre Martins.

Toda essa importância da enfermagem se mostrou com muita mais força durante a pandemia da Covid-19. Desde quando a doença chegou no país, os enfermeiros passaram a se dedicar ainda mais aos plantões. Em Búzios não foi diferente, assumiram a linha de frente da pandemia. Estavam entre os primeiros a agir para cuidar de pacientes, garantir encaminhamento e até evitar o contágio de modo amplo. Também desenvolveram e aplicaram protocolos de saúde com base em evidências científicas com heroísmo, no momento em que uma doença até ali desconhecida avançava.