Um temporal registrado no início da tarde desta terça-feira (02) provocou bolsões de água em pontos específicos da cidade, após o município receber entre 25 e 30 milímetros de chuva em apenas 30 minutos.

As equipes das Secretarias de Saneamento, Obras e Defesa Civil, atuaram imediatamente após o início da chuva, focando na desobstrução de bueiros para garantir o escoamento da água. No Porto da Barra, a pressão da água e o acionamento manual da elevatória provocaram atraso na abertura das comportas, o que contribuiu para alagamentos em algumas vias. Segundo a Defesa Civil, não há registro de danos materiais ou prejuízos até o momento.

O coordenador da Defesa Civil, Flavio Salme, reforçou a importância da colaboração da população para evitar novas ocorrências. Ele explicou que a maior parte das obstruções é causada pelo descarte inadequado de resíduos, como folhas, lixo doméstico, restos de materiais e areia.

“Pedimos que a população contribua: não coloque o lixo para fora durante a chuva; recolha-o e disponibilize apenas nos horários de coleta. Materiais de construção devem ser armazenados dentro do imóvel e descartados somente em caçambas. Manter quintais e calçadas limpos é fundamental, pois tudo isso acaba indo para os bueiros e impedindo o escoamento”, alertou Salme.

A Prefeitura de Búzios destaca que a limpeza dos bueiros é realizada diariamente pela equipe de Serviços Públicos. No entanto, o descarte irregular de lixo nas ruas, calçadas e espaços públicos, aliado às chuvas fortes, compromete o escoamento das águas, pois o lixo acaba sendo levado para os bueiros, obstruindo-os.









