TTUR

Acesso Búzios

NFS-e

IPTU

Protocolo

Diário Oficial

Transparência

Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Pedalada Inclusiva reúne população em evento por respeito e inclusão em Búzios

No último sábado (12), Búzios foi palco da Pedalada Inclusiva 2025, evento que fez alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo (02 de abril). Com o tema “Informação gera empatia, empatia gera respeito!”, a iniciativa buscou reforçar a importância do conhecimento como ferramenta no combate ao preconceito e na quebra de barreiras sociais.

Realizado desde 2022 pela Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência (PCD), o evento vem se consolidando como um dos principais voltados à inclusão no município. Nas edições de 2023 e 2024, mais de 300 pessoas participaram, demonstrando o crescente engajamento da população na causa das pessoas com deficiência (PCDs).

A secretária da pasta, Luciana Araújo, fez um agradecimento especial ao prefeito Alexandre Martins pela oportunidade de promover a inclusão e a acessibilidade por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência: “Estamos promovendo hoje uma conscientização sobre o autismo, do Centro de Informação Turística (antigo Pórtico) ao Portal da Ferradura. Estamos dando passos longos e significativos no sentido de levar as pessoas com o espectro autista aos lugares onde gostariam de estar, garantindo a elas os direitos e a acessibilidade que tanto merecem — não só a elas, mas também às suas famílias. Deixo aqui meu agradecimento a toda a equipe e a todos os apoiadores envolvidos nesta pedalada, com o mesmo objetivo de promover inclusão e acessibilidade. Foi um momento maravilhoso de conscientização.”

Um dos participantes da Pedalada Inclusiva, o autista Lucas, comentou: “Eu achei bem legal e muito importante para que as pessoas com deficiência sejam mais incluídas na sociedade.”

A mãe de Lucas também falou sobre a ação: “Foi maravilhoso. A cidade nos acolheu, e é muito importante para nós estarmos conscientizando todas as pessoas sobre o autismo.”

A ação contou com o apoio das secretarias de Esporte, Cultura, Educação e Saúde, além de diversos empreendimento locais. No ponto de chegada da pedalada, os participantes encontraram uma estrutura com serviços gratuitos, como massoterapia, musicoterapia, aferição de pressão e glicose, além de atividades recreativas, como pula-pula e distribuição de pipoca.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso