Parceria entre Prefeitura e Estado já esterilizou mais de 100 animais em Búzios

Programa iniciado no município há uma semana e oferece vagas diárias para controle populacional de cães e gatos

Desde 13 de março, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está castrando cães e gatos resgatados por protetores independentes, ONGs e pessoas físicas pelo programa de esterilização animal, RJPET, em parceria com o Governo do Estado. Até o momento, já foram castrados mais de 100 animais, e o serviço oferece de 20 a 30 vagas para a castração animal por tempo indeterminado. O agendamento para a castração deve ser realizado exclusivamente através do site Rjpet.com.br, e a população deve ficar alerta para acompanhar a abertura diária de novas vagas.

Para participar como protetor formal e castrar até oito animais por mês, será necessário apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência atualizado, declaração de um médico veterinário que reconheça o trabalho como protetor, documentos que comprovem a prática e dados sobre o local de acolhimento dos animais.

Os moradores da cidade cadastrados pelo CPF terão direito a uma castração mensal, e para se cadastrar, é necessário enviar os documentos exigidos para o e-mail rjpet@agricultura.rj.gov.br.

Essa é uma iniciativa importante para o controle populacional de animais, além de promover o bem-estar e a saúde dos animais castrados.