Novembro Azul se encerra com a realização de diversas atividades em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Saúde, desenvolveu inúmeras atividades em alusão ao Novembro Azul.  A Campanha busca a conscientização da necessidade da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além de abordar a importância dos cuidados integrais com a saúde masculina.

Durante o mês, foram desenvolvidas inúmeras atividades educativas sobre o tema. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Clínica da Família da cidade ofereceram serviços que atenderam a demanda da área.

A população contou com solicitações de exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), consultas médicas e odontológicas aos homens com 40 anos ou mais, testagem rápida para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis); aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além da palestra “Saúde do Homem” que foi realizada nas salas de espera das unidades e tem como objetivo a orientação sobre a importância do exame preventivo de próstata.

De acordo com a Coordenadora de Atenção Primária, Patrícia Rita Paixão da Silva, o projeto foi um sucesso e o resultado foi bem positivo, pois a população tem buscado por informação, o que contribui para que o diagnóstico preventivo possa ser cada vez mais presente na vida dos homens.

A Campanha Novembro Azul busca o impacto de atrair a atenção e conscientização em prol da saúde do homem.