Mutirão de atendimento para tratamento com cannabis medicinal em Búzios

Crianças do programa e novos pacientes são atendidos na Policlínica de Manguinhos e em breve o óleo estará disponível gratuitamente na rede municipal

Neste sábado (1), a Clínica Beija Flor, programa para tratamento com cannabis medicinal da Prefeitura de Búzios, realizou um mutirão de atendimento na Policlínica Carlos Ernesto Estevenson, no bairro de Manguinhos. A iniciativa tem como objetivo atender crianças que já fazem parte do programa, além de receber novos pacientes.

O programa pioneiro em Búzios, que fornece o óleo da cannabis medicinal prescrito pelo sistema de saúde municipal, é fruto de lei municipal que autoriza o uso medicinal do óleo extraído da planta. Desde então, a Secretaria Municipal de Saúde tem dado andamento ao programa que atende crianças e adolescentes com Transtorno de Aspecto Autista e Epilepsia Refrataria, e tem mantido parcerias com associações para fornecer o medicamento, enquanto aguarda a distribuição pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Durante todo o dia, o médico neuropediatra Eduardo Faveret, que atende os assistidos pelo programa em Búzios, realizou atendimentos na policlínica. O objetivo é garantir que as crianças que precisam do tratamento com cannabis medicinal tenham acesso à terapia de forma segura e eficaz.

Com a empresa vencedora da licitação para distribuição do medicamento pelo SUS no município já definida, agora é preciso aguardar o cumprimento dos ritos legais para a distribuição do óleo da cannabis medicinal na cidade.

O projeto pioneiro em Búzios tem sido um exemplo para outras cidades brasileiras que buscam regularizar o uso medicinal da cannabis e garantir o acesso ao tratamento para pacientes que necessitam.