TTUR

Acesso Búzios

blank

NFS-e

blank

IPTU

blank

Protocolo

blank

Diário Oficial

blank

Transparência

Município de Búzios sedia importante reunião do Consórcio Intermunicipal Lagos São João

Nesta quinta-feira (5), o Prefeito de Búzios, Alexandre Martins, que é presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, recebeu representantes dos municípios integrados para uma importante reunião. O Consórcio Intermunicipal Lagos São João é um divisor de águas na política ambiental do Estado do Rio. A entidade foi criada em 1999 com a missão de promover políticas públicas de forma compartilhada entre o Governo do Estado e os 13 municípios consorciados. Além disso, desde 2012, atua como parte do Sistema Estadual de Gestão dos Recursos Hídricos, no papel de Entidade Delegatária, com funções de agência de água, atendendo ao Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João e ao Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras.

O encontro desta quinta-feira serviu para que fosse traçado um plano regional com foco nas prioridades de cada município para o desenvolvimento do saneamento básico. O Prefeito Alexandre Martins sugeriu que o programa “Esgoto Zero”, criado em Búzios, seja implementado como meta por todos os municípios consorciados e priorizou a importância do bom relacionamento entre a administração pública e as empresas para um desenvolvimento sustentável que garanta soluções que agreguem uma reverberação positiva na região com as cidades avançando conjuntamente. “Nossa ideia é que o consórcio seja um mediador ou órgão para resolver os problemas das cidades de uma forma mais imediata. Temos algumas obras já licitadas para iniciarem e o consórcio está cada vez mais ativo. Enquanto presidente, pretendo dialogar para que os prefeitos das cidades consorciadas possam aderir a meta que Búzios está lutando para alcançar, que é o esgoto zero”, disse o prefeito.

Outro tema destacado durante a reunião foi a necessidade de realizar uma reunião com a Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro), que é responsável pela regulação e fiscalização das concessões dos serviços públicos de distribuição de gás canalizado no Estado do Rio, de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos e pela regulação dos Consórcios Públicos para Gestão de Resíduos Sólidos e a concessionária Prolagos está sob sua regulação.

Cada representante dos municípios que participaram do encontro pôde apresentar as principais necessidades de suas cidades em relação ao saneamento para que o consórcio auxilie na resolução dos problemas apresentados. A necessidade de ampliação de redes separativas e preservação ambiental foram destaque.

A reunião contou com a participação do Secretário Municipal de Governo, Marcus Vallerius, da Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Raquel Trevizam, do coordenador de meio ambiente de Búzios, Eduardo Rodrigues Moreira , do presidente e da coordenadora jurídica da Prolagos, Pedro de Araújo Freitas e Stéphanie Coelho de Araújo, do fiscal  e do biólogo de Cabo Frio, Paulo de Tarso Mello e Marcos Felipe Vargas, das representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Silva Jardim, Gabriele Figueiredo e Débora Alves Gonzaga, do Secretário de Meio Ambiente e do superintendente de gestão ambiental de Rio das Ostras, Nestor Prado Júnior e Jolnnye Abrahão, do Secretário e da Subsecretária do Ambiente de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira e Keila Ferreira e de Marcio Ely Campos Vianna, da secretaria de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia.

Cadastro realizado com sucesso

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso